Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66498
Compartilhe esta página
Título: | O impacto das infraestruturas urbanas no Ecossistema de inovação: diretrizes para Recife com base nas experiências de São Francisco-SF-EUA e Tallinn-Estônia |
Autor(es): | SOUZA, Helder Menssalas Silva de |
Palavras-chave: | Ecossistema de inovação; Infraestrutura urbana; Comparação internacional; Startups; Recife |
Data do documento: | 19-Ago-2025 |
Citação: | SOUZA, Helder Menssalas Silva de. O impacto das infraestruturas urbanas no Ecossistema de inovação: diretrizes para Recife com base nas experiências de São Francisco-SF-EUA e Tallinn-Estônia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira as infraestruturas urbanas impactam o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação, tomando Recife como objeto de estudo e tendo como referência comparativa os ecossistemas consolidados de São Francisco (EUA) e Tallinn (Estônia). A problemática central reside nos desafios e potencialidades do Recife para consolidar-se como um ambiente inovador frente a desigualdades urbanas, limitações de infraestrutura e necessidade de políticas integradas. Justifica-se o estudo pela urgência de fortalecer ambientes urbanos inovadores no Brasil, contribuindo com diretrizes práticas para a qualificação das cidades frente à nova economia digital. O percurso metodológico adotado foi o estudo de caso comparativo, fundamentado em pesquisa exploratória e descritiva, com análise documental e aplicação de ferramentas como SWOT e TOWS. A análise do discurso foi utilizada para interpretar políticas, discursos institucionais e experiências práticas dos atores envolvidos. O estado da arte foi revisitado a partir de estudos recentes sobre ecossistemas de inovação, infraestrutura urbana, cidades inteligentes e rankings internacionais, destacando os modelos de São Francisco e Tallinn como referências globais. As fontes secundárias abrangeram literatura científica, legislações, relatórios institucionais, bases de dados públicos e documentos oficiais. Os resultados permitiram identificar 7 (sete) dimensões estratégicas de infraestrutura urbana (mobilidade urbana integrada, conectividade, energia/sustentabilidade, espaços urbanos de inovação, convivência/cultura, administrativa/governança e equipamentos urbanos sociais), detalhadas em 26 (vinte e seis) subcomponentes, avaliadas comparativamente entre as cidades. Constatou-se que São Francisco e Tallinn apresentam modelos sinérgicos, com infraestruturas integradas e políticas inovadoras, enquanto Recife demonstra avanços pontuais, mas ainda enfrenta problemas estruturais e desafios de integração. As diretrizes propostas indicam caminhos para fortalecer a infraestrutura do ecossistema recifense, promovendo sinergias entre governo, universidades, empresas e sociedade civil, e oferecendo subsídios para o planejamento urbano integrado e para políticas públicas voltadas à inovação. O trabalho contribui, assim, para o debate sobre cidades inovadoras e políticas urbanas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66498 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Helder Menssalas Silva de Souza.pdf Item embargado até 2026-06-01 | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons