Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66498
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BORBA, Adriana Carla de Azevedo | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Helder Menssalas Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T13:37:18Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T13:37:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Helder Menssalas Silva de. O impacto das infraestruturas urbanas no Ecossistema de inovação: diretrizes para Recife com base nas experiências de São Francisco-SF-EUA e Tallinn-Estônia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66498 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira as infraestruturas urbanas impactam o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação, tomando Recife como objeto de estudo e tendo como referência comparativa os ecossistemas consolidados de São Francisco (EUA) e Tallinn (Estônia). A problemática central reside nos desafios e potencialidades do Recife para consolidar-se como um ambiente inovador frente a desigualdades urbanas, limitações de infraestrutura e necessidade de políticas integradas. Justifica-se o estudo pela urgência de fortalecer ambientes urbanos inovadores no Brasil, contribuindo com diretrizes práticas para a qualificação das cidades frente à nova economia digital. O percurso metodológico adotado foi o estudo de caso comparativo, fundamentado em pesquisa exploratória e descritiva, com análise documental e aplicação de ferramentas como SWOT e TOWS. A análise do discurso foi utilizada para interpretar políticas, discursos institucionais e experiências práticas dos atores envolvidos. O estado da arte foi revisitado a partir de estudos recentes sobre ecossistemas de inovação, infraestrutura urbana, cidades inteligentes e rankings internacionais, destacando os modelos de São Francisco e Tallinn como referências globais. As fontes secundárias abrangeram literatura científica, legislações, relatórios institucionais, bases de dados públicos e documentos oficiais. Os resultados permitiram identificar 7 (sete) dimensões estratégicas de infraestrutura urbana (mobilidade urbana integrada, conectividade, energia/sustentabilidade, espaços urbanos de inovação, convivência/cultura, administrativa/governança e equipamentos urbanos sociais), detalhadas em 26 (vinte e seis) subcomponentes, avaliadas comparativamente entre as cidades. Constatou-se que São Francisco e Tallinn apresentam modelos sinérgicos, com infraestruturas integradas e políticas inovadoras, enquanto Recife demonstra avanços pontuais, mas ainda enfrenta problemas estruturais e desafios de integração. As diretrizes propostas indicam caminhos para fortalecer a infraestrutura do ecossistema recifense, promovendo sinergias entre governo, universidades, empresas e sociedade civil, e oferecendo subsídios para o planejamento urbano integrado e para políticas públicas voltadas à inovação. O trabalho contribui, assim, para o debate sobre cidades inovadoras e políticas urbanas. | pt_BR |
dc.format.extent | 79 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ecossistema de inovação | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura urbana | pt_BR |
dc.subject | Comparação internacional | pt_BR |
dc.subject | Startups | pt_BR |
dc.subject | Recife | pt_BR |
dc.title | O impacto das infraestruturas urbanas no Ecossistema de inovação: diretrizes para Recife com base nas experiências de São Francisco-SF-EUA e Tallinn-Estônia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0981253773192007 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7879009812738843 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze how urban infrastructures impact the development of innovation ecosystems, taking Recife as the object of study and using the consolidated ecosystems of San Francisco (USA) and Tallinn (Estonia) as comparative references. The central issue lies in the challenges and potential for Recife to establish itself as an innovative environment in the face of urban inequalities, infrastructure limitations, and the need for integrated policies. The study is justified by the urgent need to strengthen innovative urban environments in Brazil, contributing practical guidelines for qualifying cities in the new digital economy. The methodological approach adopted was a comparative case study, based on exploratory and descriptive research, with documentary analysis and the application of tools such as SWOT and TOWS. Discourse analysis was used to interpret policies, institutional statements, and practical experiences of the actors involved. The state of the art was reviewed based on recent studies on innovation ecosystems, urban infrastructure, smart cities, and international rankings, highlighting the models of San Francisco and Tallinn as global references. Secondary sources included scientific literature, legislation, institutional reports, public databases, and official documents. The results identified 7 (seven) strategic dimensions of urban infrastructure (integrated urban mobility, connectivity, energy/sustainability, urban innovation spaces, conviviality/culture, administrative/governance, and social urban facilities), detailed in 26 (twenty-six) subcomponents, and comparatively evaluated across the cities. It was found that San Francisco and Tallinn present synergistic models, with integrated infrastructures and innovative policies, while Recife shows specific advances but still faces structural problems and integration challenges. The proposed guidelines indicate ways to strengthen Recife's innovation ecosystem infrastructure, promoting synergies among government, universities, companies, and civil society, and providing support for integrated urban planning and public policies focused on innovation. Thus, this work contributes to the debate on innovative cities and urban policies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Helder Menssalas Silva de Souza.pdf Artículo embargado hasta 2026-06-01 | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons