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Título: Autorregulação no ensino de Química : a metodologia Rotação por Estações como possibilidade para a aprendizagem do conceito de calor
Autor(es): SILVA, Érica Márcia de Lima
Palavras-chave: Autorregulação; Metodologias Ativas; Calor; Ensino de Química
Data do documento: 28-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Erica Marcia de Lima. Autorregulação no ensino de Química: a metodologia Rotação por Estações como possibilidade para a aprendizagem do conceito de calor. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo trata de uma investigação sobre o impacto da autorregulação na aprendizagem do conceito científico de calor, por meio da elaboração e aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações, objetivo geral da pesquisa. O estudo foi motivado pela inquietude de compreender se o desenvolvimento de práticas pedagógicas ativas seria eficaz para aprendizagem de conceitos polissêmicos, ao mesmo tempo em que se busca estimular os estudantes para que construam seus próprios sistemas de aprendizagem e o melhorem de forma progressiva. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, envolvendo etapas de levantamento de concepções prévias, elaboração das estações, a partir das concepções encontradas, e considerando os diferentes modos de pensar o calor, e realização das ações em sala de aula. O estudo contou com a participação direta de cinco estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada, sertão pernambucano, em regime de tempo integral de dupla jornada. Os dados foram coletados por meio de questionários diagnósticos, atividades nas estações, autoavaliações e entrevista coletiva, ao final do processo. A análise foi fundamentada no perfil conceitual de calor, proposto por Amaral e Mortimer e revisado por Araújo, e nos componentes da autorregulação propostos por Sanmartí, utilizando triangulação dos dados, obtidos por meio de diferentes instrumentos de coleta. Os resultados evidenciaram progressos conceituais e maior apropriação do conceito científico de Calor, que se manifesta da sua compreensão como energia em trânsito. Também foram identificadas manifestações parciais de autorregulação, nos componentes, com diferentes níveis de desenvolvimento nos estudantes. A metodologia mostrou-se eficaz, ao diversificar recursos e considerar estratégias de aprendizagem, envolver os estudantes e favorecer a construção de aprendizagem. Por conclusão, temos que a Rotação por Estações parece ser uma abordagem potente para promover a aprendizagem do conceito de Calor, incluindo sua formulação aceita consensualmente pela comunidade científica, com a autorregulação servindo como aliada ao seu desenvolvimento, embora sua implementação demande adequações às condições reais do contexto escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66237
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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