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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66237

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIMÕES NETO, José Euzebio-
dc.contributor.authorSILVA, Érica Márcia de Lima-
dc.date.accessioned2025-09-25T15:04:55Z-
dc.date.available2025-09-25T15:04:55Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.identifier.citationSILVA, Erica Marcia de Lima. Autorregulação no ensino de Química: a metodologia Rotação por Estações como possibilidade para a aprendizagem do conceito de calor. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66237-
dc.description.abstractEste estudo trata de uma investigação sobre o impacto da autorregulação na aprendizagem do conceito científico de calor, por meio da elaboração e aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações, objetivo geral da pesquisa. O estudo foi motivado pela inquietude de compreender se o desenvolvimento de práticas pedagógicas ativas seria eficaz para aprendizagem de conceitos polissêmicos, ao mesmo tempo em que se busca estimular os estudantes para que construam seus próprios sistemas de aprendizagem e o melhorem de forma progressiva. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, envolvendo etapas de levantamento de concepções prévias, elaboração das estações, a partir das concepções encontradas, e considerando os diferentes modos de pensar o calor, e realização das ações em sala de aula. O estudo contou com a participação direta de cinco estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada, sertão pernambucano, em regime de tempo integral de dupla jornada. Os dados foram coletados por meio de questionários diagnósticos, atividades nas estações, autoavaliações e entrevista coletiva, ao final do processo. A análise foi fundamentada no perfil conceitual de calor, proposto por Amaral e Mortimer e revisado por Araújo, e nos componentes da autorregulação propostos por Sanmartí, utilizando triangulação dos dados, obtidos por meio de diferentes instrumentos de coleta. Os resultados evidenciaram progressos conceituais e maior apropriação do conceito científico de Calor, que se manifesta da sua compreensão como energia em trânsito. Também foram identificadas manifestações parciais de autorregulação, nos componentes, com diferentes níveis de desenvolvimento nos estudantes. A metodologia mostrou-se eficaz, ao diversificar recursos e considerar estratégias de aprendizagem, envolver os estudantes e favorecer a construção de aprendizagem. Por conclusão, temos que a Rotação por Estações parece ser uma abordagem potente para promover a aprendizagem do conceito de Calor, incluindo sua formulação aceita consensualmente pela comunidade científica, com a autorregulação servindo como aliada ao seu desenvolvimento, embora sua implementação demande adequações às condições reais do contexto escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleAutorregulação no ensino de Química : a metodologia Rotação por Estações como possibilidade para a aprendizagem do conceito de calorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9881071826750387pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the impact of self-regulation on learning the scientific concept of heat through the development and application of the active Station Rotation methodology, the overall research objective. The study was motivated by the desire to understand whether the development of active pedagogical practices would be effective in learning polysemic concepts, while also encouraging students to construct their own learning systems and progressively improve them. The methodological approach adopted was qualitative, involving the identification of prior conceptions, the development of stations based on the conceptions identified and considering the different ways of understanding heat, and the implementation of classroom activities. The study involved the direct participation of five second-year high school students from a state public school in the municipality of Serra Talhada, in the hinterland of Pernambuco, who were enrolled in full-time, double-day programs. Data were collected through diagnostic questionnaires, station activities, self-assessments, and a group interview at the end of the process. The analysis was based on the conceptual profile of heat proposed by Amaral and Mortimer and revised by Araújo, and on the components of self-regulation proposed by Sanmartí, using triangulation of data obtained through different collection instruments. The results demonstrated conceptual progress and greater appropriation of the scientific concept of heat, manifested by its understanding as energy in transit. Partial manifestations of self-regulation were also identified in the components, with varying levels of development among students. The methodology proved effective by diversifying resources and considering learning strategies, engaging students, and fostering the construction of learning. In conclusion, the Station Rotation appears to be a powerful approach for promoting the learning of the concept of heat, including its formulation consensually accepted by the scientific community. Self-regulation serves as an ally in its development, although its implementation requires adaptations to the real conditions of the school context.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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