Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66222

Compartilhe esta página

Título: Atividade leishmanicida in vitro e propriedades farmacocinéticas in sílico (ADMET) de compostos tiossemicarbazona e em combinação com anfotericina B
Autor(es): DINIZ, Emily Gabriele Marques
Palavras-chave: Leishmaniose cutânea; Tiossemicarbazonas; Combinação; Anfotericina B
Data do documento: 27-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DINIZ, Emily Gabriele Marques. Atividade leishmanicida in vitro e propriedades farmacocinéticas in sílico (ADMET) de compostos tiossemicarbazona e em combinação com anfotericina B. 2025. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: As leishmanioses acometem mais de 12 milhões de pessoas em todo mundo com cerca de 1 milhão de novos casos para leishmaniose cutânea (LC) anualmente. O tratamento consiste em antimoniais pentavalentes, anfotericina B (AmB), miltefosina, paromomicina e pentamidina, caracterizados por elevada toxicidade e efeitos adversos. Na busca por novas abordagens terapêuticas para LC, a combinação de drogas de referência com compostos sintéticos tem alcançado resultados promissores, reduzindo dose, toxicidade e retardando surgimento de cepas resistentes. As tiossemicarbazonas (TSCs) são moléculas atraentes por possuírem estrutura versátil, baixo custo e elevado espectro farmacológico. Assim, objetivamos avaliar o efeito in vitro de compostos TSCs livres e combinados com AmB contra L. braziliensis, além da sua atividade antioxidante, citotoxicidade e propriedades farmacocinéticas in sílico (ADMET). Para os estudos in sílico, foram utilizadas as plataformas PkCSM e SwissADME. Para os ensaios antioxidantes foram utilizados o DPPH e ABTS. Para avaliar a ação da série LNN contra promastigotas, o método de contagem em câmara de Neubauer foi realizado. Ademais, para os ensaios de citotoxicidade com macrófagos peritoneais murinos e fibroblastos (L929), bem como, para os de combinações com promastigotas, foi utilizado o teste de viabilidade resazurina. Os cinco compostos LNN01, LNN03, LNN04, LNN05 e LNN07 exibiram boas propriedades farmacocinéticas, biodisponibilidade oral e fraca atividade antioxidante. Quanto à citotoxicidade, todos os compostos demonstraram segurança citotóxica, com CC50 contra macrófagos peritoneais murinos de 9,34 a >25 μM e para fibroblastos (L929) de 110 a >200 μM. Em relação a atividade leishmanicida, o LNN03 demonstrou a maior atividade (CI50 = 0,60 μM), seguido por LNN05 (0,68 μM), LNN04 (1,18 μM), LNN07 (1,43 μM) e LNN01 (2,20 μM), apresentando elevada seletividade. Quanto à ação dos compostos LNN01 e LNN03 em combinação com anfotericina B apresentaram efeito aditivo em todas as proporções avaliadas. Desse modo, os resultados reforçam o potencial da série LNN como candidatos promissores a novos fármacos para o tratamento da LC.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66222
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Medicina Tropical

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Emily Gabriele Marques Diniz.pdf
  Item embargado até 2026-09-25
1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons