Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209
Comparte esta pagina
Título : | A Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: Uma revisão sistemática da literatura. |
Autor : | MENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de |
Palabras clave : | Avaliação Formativa; Avaliação Somativa; Educação Física Escolar; Revisão Sistemática; Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 8-ago-2025 |
Citación : | MENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de. A Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este estudo tem como objetivo mapear a literatura científica no que concerne ao impacto das avaliações formativa e somativa na aprendizagem dos alunos em aulas de Educação Física escolar. Este estudo seguiu uma revisão sistemática da literatura, guiada pelo protocolo PRISMA, para responder como a avaliação formativa e somativa contribui para a aprendizagem na Educação Física escolar, utilizando os descritores “Avaliação Formativa”, “Avaliação Somativa”, “Educação Física Escolar” e “Aprendizagem” nas bases SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Dos 15 estudos inicialmente identificados, 8 atenderam aos critérios de inclusão, de serem publicações empíricas entre 2015 e 2025, em português brasileiro, com texto completo e foco no tema, e foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin). Inicialmente foi realizada a leitura do resumo e após a seleção, a leitura completa dos estudos mapeados que investigam a eficácia dessas práticas avaliativas. Os resultados evidenciam que a avaliação na Educação Física escolar ainda é marcada pelo predomínio da abordagem somativa e classificatória, mas os estudos analisados apontam avanços na adoção de práticas formativas mais inclusivas, reflexivas e participativas, indicando a necessidade de investir na formação docente e na articulação equilibrada entre avaliação formativa e somativa para superar práticas excludentes e tornar o processo avaliativo mais significativo para a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Avaliação Formativa, Avaliação Somativa, Educação Física Escolar, Revisão Sistemática, Aprendizagem. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Flávio Henrique de Holanda Bezerra de Menezes.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons