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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Bruno de Brito-
dc.contributor.authorMENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de-
dc.date.accessioned2025-09-24T22:15:46Z-
dc.date.available2025-09-24T22:15:46Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationMENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de. A Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo mapear a literatura científica no que concerne ao impacto das avaliações formativa e somativa na aprendizagem dos alunos em aulas de Educação Física escolar. Este estudo seguiu uma revisão sistemática da literatura, guiada pelo protocolo PRISMA, para responder como a avaliação formativa e somativa contribui para a aprendizagem na Educação Física escolar, utilizando os descritores “Avaliação Formativa”, “Avaliação Somativa”, “Educação Física Escolar” e “Aprendizagem” nas bases SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Dos 15 estudos inicialmente identificados, 8 atenderam aos critérios de inclusão, de serem publicações empíricas entre 2015 e 2025, em português brasileiro, com texto completo e foco no tema, e foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin). Inicialmente foi realizada a leitura do resumo e após a seleção, a leitura completa dos estudos mapeados que investigam a eficácia dessas práticas avaliativas. Os resultados evidenciam que a avaliação na Educação Física escolar ainda é marcada pelo predomínio da abordagem somativa e classificatória, mas os estudos analisados apontam avanços na adoção de práticas formativas mais inclusivas, reflexivas e participativas, indicando a necessidade de investir na formação docente e na articulação equilibrada entre avaliação formativa e somativa para superar práticas excludentes e tornar o processo avaliativo mais significativo para a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Avaliação Formativa, Avaliação Somativa, Educação Física Escolar, Revisão Sistemática, Aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAvaliação Formativapt_BR
dc.subjectAvaliação Somativapt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectRevisão Sistemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: Uma revisão sistemática da literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9885443293732382pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to map the scientific literature regarding the impact of formative and summative assessments on students’ learning in school Physical Education classes. A systematic literature review was conducted, guided by the PRISMA protocol, to answer how formative and summative assessment contribute to learning in school Physical Education, using the descriptors “Formative Assessment,” “Summative Assessment,” “School Physical Education,” and “Learning” in the SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar databases. Of the 15 studies initially identified, 8 met the inclusion criteria—empirical publications between 2015 and 2025, in Brazilian Portuguese, with full text available and focused on the topic—and were analyzed using Bardin’s content analysis technique. An initial reading of the abstracts was performed, followed by a full reading of the selected studies investigating the effectiveness of these assessment practices. The results show that assessment in school Physical Education is still largely marked by the predominance of summative and classificatory approaches. However, the analyzed studies point to progress in adopting more inclusive, reflective, and participatory formative practices, highlighting the need to invest in teacher training and in a balanced articulation between formative and summative assessment to overcome exclusionary practices and make the assessment process more meaningful for student learning. Keywords: Formative Assessment, Summative Assessment, School Physical Education, Systematic Review, Learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-7246-8624pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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