Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202

Comparte esta pagina

Título : Práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da educação infantil: uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento
Autor : SOUZA, Suellen Diane Silva de
Palabras clave : Educação Infantil; Leitura e escrita; Práticas pedagógicas; Sistema de escrita alfabética
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : SOUZA, Suellen Diane Silva de. Práticas Pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil: Uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este artigo analisa as práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil, com ênfase na inserção das crianças na cultura letrada de forma significativa e intencional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos metodológicos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com duas professoras do grupo V, que possibilitou um olhar aprofundado e a compreensão acerca de suas concepções e um olhar aprofundado sobre as dinâmicas cotidianas em sala de aula no ensino da linguagem escrita. Os resultados indicam concepções semelhantes sobre o papel da leitura e escrita na Educação Infantil, mas práticas distintas quanto à intencionalidade, ao uso de recursos e à mediação das experiências. Conclui-se que práticas intencionais, lúdicas e contextualizadas, aliadas à formação docente e ao uso consciente dos recursos didáticos, favorecem a Consciência Fonológica, compreensão inicial do Sistema de Escrita Alfabética e o respeito as especificidades dessa etapa da educação básica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_-_Suellen_Souza_%282%29_assinado.pdf494,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons