Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202

Share on

Title: Práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da educação infantil: uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento
Authors: SOUZA, Suellen Diane Silva de
Keywords: Educação Infantil; Leitura e escrita; Práticas pedagógicas; Sistema de escrita alfabética
Issue Date: 13-Aug-2025
Citation: SOUZA, Suellen Diane Silva de. Práticas Pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil: Uma análise das ações em contexto de alfabetização e letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo analisa as práticas pedagógicas de leitura e escrita no último ano da Educação Infantil, com ênfase na inserção das crianças na cultura letrada de forma significativa e intencional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos metodológicos a observação participante e entrevistas semiestruturadas com duas professoras do grupo V, que possibilitou um olhar aprofundado e a compreensão acerca de suas concepções e um olhar aprofundado sobre as dinâmicas cotidianas em sala de aula no ensino da linguagem escrita. Os resultados indicam concepções semelhantes sobre o papel da leitura e escrita na Educação Infantil, mas práticas distintas quanto à intencionalidade, ao uso de recursos e à mediação das experiências. Conclui-se que práticas intencionais, lúdicas e contextualizadas, aliadas à formação docente e ao uso consciente dos recursos didáticos, favorecem a Consciência Fonológica, compreensão inicial do Sistema de Escrita Alfabética e o respeito as especificidades dessa etapa da educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66202
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_-_Suellen_Souza_%282%29_assinado.pdf494,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons