Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66197

Share on

Title: A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS ASSISTIDAS EM CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA SOBRE A FADA DO DENTE
Authors: SILVA, Renata Galdino da
Keywords: Imaginação; Comportamento; Odontopediatria
Issue Date: 29-Jul-2025
Citation: SILVA, Renata Galdino da. A percepção de crianças assistidas em Clínica Escola de Odontologia sobre a Fada do Dente. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Objetivo: determinar a percepção de crianças assistidas em uma clínica escola universitária, sobre a “fada do dente” e de variáveis relacionadas à Saúde Bucal (SB) e ao tratamento odontológico. Métodos: Estudo descritivo, relacionado a projeto de extensão, com 22 pacientes infantis entre três e dez anos e seus responsáveis, atendidos nas clínicas-escola do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, durante o primeiro semestre do ano de 2025. A entrevista com a aplicação de questionário representou o instrumento para a coleta de dados. Essa, durante o momento da sala de espera para os atendimentos, entre os meses de maio e junho de 2025. Resultados: A média de idade entre as crianças foi de 7,05≠1,93 anos e de 39,7 ≠8,51 anos para os responsáveis; A maioria das crianças era do gênero feminino (63,6%), acompanhadas por suas mães (77,3%). Os responsáveis tiveram como a maior frequência de escolaridade o ensino médio completo (50,0%). Entre os problemas relacionados à SB das crianças, a cárie dentária foi predominante (45,4%), mesmo com os relatos de consulta odontológica há menos de seis meses. Direcionando-se à “fada do dente”, apenas uma criança não tinha ouvido falar sobre essa figura e seis não sabiam, nunca a viram ou não a conheciam. No entanto, todos os a consideravam “do bem”, porque “dava dinheiro”. Quando questionados sobre em que a “fada do dente” poderia ajudar, além do dinheiro ou do presente, foram destacados o auxílio para diminuir o medo do dentista e nos cuidados com os dentes. Conclusão: A “fada do dente” pode ser utilizada como uma estratégia de dessensibilização lúdica, com o foco na ajuda e no melhor cuidado com a SB.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66197
Appears in Collections:(TCC) - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC RENATA GALDINO DA SILVA.pdf589,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons