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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66197
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FONTES, Luciana de Barros Correia | - |
dc.contributor.author | SILVA, Renata Galdino da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:39:35Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Renata Galdino da. A percepção de crianças assistidas em Clínica Escola de Odontologia sobre a Fada do Dente. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66197 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: determinar a percepção de crianças assistidas em uma clínica escola universitária, sobre a “fada do dente” e de variáveis relacionadas à Saúde Bucal (SB) e ao tratamento odontológico. Métodos: Estudo descritivo, relacionado a projeto de extensão, com 22 pacientes infantis entre três e dez anos e seus responsáveis, atendidos nas clínicas-escola do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, durante o primeiro semestre do ano de 2025. A entrevista com a aplicação de questionário representou o instrumento para a coleta de dados. Essa, durante o momento da sala de espera para os atendimentos, entre os meses de maio e junho de 2025. Resultados: A média de idade entre as crianças foi de 7,05≠1,93 anos e de 39,7 ≠8,51 anos para os responsáveis; A maioria das crianças era do gênero feminino (63,6%), acompanhadas por suas mães (77,3%). Os responsáveis tiveram como a maior frequência de escolaridade o ensino médio completo (50,0%). Entre os problemas relacionados à SB das crianças, a cárie dentária foi predominante (45,4%), mesmo com os relatos de consulta odontológica há menos de seis meses. Direcionando-se à “fada do dente”, apenas uma criança não tinha ouvido falar sobre essa figura e seis não sabiam, nunca a viram ou não a conheciam. No entanto, todos os a consideravam “do bem”, porque “dava dinheiro”. Quando questionados sobre em que a “fada do dente” poderia ajudar, além do dinheiro ou do presente, foram destacados o auxílio para diminuir o medo do dentista e nos cuidados com os dentes. Conclusão: A “fada do dente” pode ser utilizada como uma estratégia de dessensibilização lúdica, com o foco na ajuda e no melhor cuidado com a SB. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Comportamento | pt_BR |
dc.subject | Odontopediatria | pt_BR |
dc.title | A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS ASSISTIDAS EM CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA SOBRE A FADA DO DENTE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Niedje Siqueira de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3415783171217345 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Objective: To determine the perception of children assisted at a university dental school clinic regarding the “tooth fairy” and variables related to oral health and dental treatment. Methods: This descriptive study was part of an extension project involving 22 pediatric patients aged 3 to 10 years and their caregivers, treated at the School of Dentistry of the Federal University of Pernambuco (UFPE), in Recife, during the first semester of 2025. Data were collected through questionnaires administered in the waiting room before appointments, between May and June 2025. Results: The mean age of the children was 7.05±1.93 years, and 39.7±8.51 years for their caregivers. Most children were female (63.6%) and accompanied by their mothers (77.3%). The most common level of caregiver education was high school completion (50.0%). Dental caries were the most frequently reported oral health issue among children (45.4%), despite recent dental visits (within the last six months). Regarding the “tooth fairy,” only one child had never heard of the figure, and six reported not knowing or recognizing her. Nevertheless, all children described the tooth fairy as "good," mainly because she gave money. When asked how the “tooth fairy” could help beyond giving money or gifts, responses included reducing fear of the dentist and encouraging dental care. Conclusion: The "tooth fairy" may serve as a playful desensitization strategy that supports dental care and promotes positive oral health behaviors in children. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Odontopediatria | pt_BR |
dc.degree.departament | Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.graduation | Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Odontologia |
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