Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66152
Comparte esta pagina
Título : | Realidade aumentada e virtual: uma nova era para treinamentos corporativos |
Autor : | NEVES, João Victor Pereira das |
Palabras clave : | Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Tecnologias Imersivas; Treinamento Corporativo |
Fecha de publicación : | 4-ago-2025 |
Citación : | NEVES, João Victor Pereira das. Realidade aumentada e virtual: uma nova era para treinamentos corporativos. 2025. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Sistemas de Informação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | No cenário atual, marcado pela transformação digital e pela busca por métodos de capacitação mais eficientes e engajadores, as organizações têm recorrido a soluções tecnológicas para superar as limitações dos treinamentos tradicionais. Neste contexto, as tecnologias imersivas vêm ganhando destaque como ferramentas promissoras para aprimorar o aprendizado. Este estudo busca identificar como as tecnologias imersivas, de Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV), estão sendo aplicadas em treinamentos corporativos. Tem como objetivo principal explorar seus benefícios, desafios e impactos no aprendizado organizacional. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, realizada conforme o guideline de Kitchenham & Charters (2007), foram selecionados estudos publicados entre 2020 e 2024, nas bases de dados IEEE, Scopus, ScienceDirect e Emerald, totalizando 29 artigos para análise. Após a investigação, foi possível identificar que essas tecnologias estão sendo aplicadas em setores como indústria, saúde, corporativo, elétrica, construção e tecnologia de eventos. Trazendo benefícios como melhoria de aprendizagem, redução de erros operacionais e aumento da motivação e engajamento dos participantes. Dessa maneira, conclui-se que, apesar do alto potencial das tecnologias imersivas para transformar o treinamento corporativo, sua adoção também traz desafios para sua implementação, como carga cognitiva elevada, aspectos sociais e questões de usabilidade. Além disso, fatores que influenciam a aceitação e o engajamento dos funcionários incluem a familiaridade com o uso da tecnologia, a qualidade de design dos ambientes imersivos e a ocorrência de fadiga tecnológica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66152 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - João Victor Pereira das Neves.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons