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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66152
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sarmento, Adriano Augusto de Moraes | - |
dc.contributor.author | NEVES, João Victor Pereira das | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T16:37:11Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T16:37:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-22 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, João Victor Pereira das. Realidade aumentada e virtual: uma nova era para treinamentos corporativos. 2025. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Sistemas de Informação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66152 | - |
dc.description.abstract | No cenário atual, marcado pela transformação digital e pela busca por métodos de capacitação mais eficientes e engajadores, as organizações têm recorrido a soluções tecnológicas para superar as limitações dos treinamentos tradicionais. Neste contexto, as tecnologias imersivas vêm ganhando destaque como ferramentas promissoras para aprimorar o aprendizado. Este estudo busca identificar como as tecnologias imersivas, de Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV), estão sendo aplicadas em treinamentos corporativos. Tem como objetivo principal explorar seus benefícios, desafios e impactos no aprendizado organizacional. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, realizada conforme o guideline de Kitchenham & Charters (2007), foram selecionados estudos publicados entre 2020 e 2024, nas bases de dados IEEE, Scopus, ScienceDirect e Emerald, totalizando 29 artigos para análise. Após a investigação, foi possível identificar que essas tecnologias estão sendo aplicadas em setores como indústria, saúde, corporativo, elétrica, construção e tecnologia de eventos. Trazendo benefícios como melhoria de aprendizagem, redução de erros operacionais e aumento da motivação e engajamento dos participantes. Dessa maneira, conclui-se que, apesar do alto potencial das tecnologias imersivas para transformar o treinamento corporativo, sua adoção também traz desafios para sua implementação, como carga cognitiva elevada, aspectos sociais e questões de usabilidade. Além disso, fatores que influenciam a aceitação e o engajamento dos funcionários incluem a familiaridade com o uso da tecnologia, a qualidade de design dos ambientes imersivos e a ocorrência de fadiga tecnológica. | pt_BR |
dc.format.extent | 69P. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Realidade Aumentada | pt_BR |
dc.subject | Realidade Virtual | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Imersivas | pt_BR |
dc.subject | Treinamento Corporativo | pt_BR |
dc.title | Realidade aumentada e virtual: uma nova era para treinamentos corporativos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3909181838888305 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current scenario, marked by digital transformation and the search for more efficient and engaging training methods, organizations have turned to technological solutions to overcome the limitations of traditional training. In this context, immersive technologies have gained prominence as promising tools to enhance learning. This study aims to identify how immersive technologies, such as Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR), are being applied in corporate training. Its main objective is to explore their benefits, challenges, and impacts on organizational learning. Through a systematic literature review, conducted according to the guideline by Kitchenham & Charters (2007), studies published between 2020 and 2024 were selected from the IEEE, Scopus, ScienceDirect, and Emerald databases, totaling 29 articles for analysis. The investigation revealed that these technologies are being applied in sectors such as industry, healthcare, corporate environments, electrical engineering, construction, and event technology. They bring benefits such as improved learning outcomes, reduced operational errors, and increased motivation and engagement among participants. Thus, it is concluded that, despite the high potential of immersive technologies to transform corporate training, their adoption also presents challenges for implementation, such as high cognitive load, social aspects, and usability issues. Additionally, factors influencing employee acceptance and engagement include familiarity with technology use, the quality of immersive environment design, and the occurrence of technology fatigue. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Sistemas da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - João Victor Pereira das Neves.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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