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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66152

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Título: Realidade aumentada e virtual: uma nova era para treinamentos corporativos
Autor(es): NEVES, João Victor Pereira das
Palavras-chave: Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Tecnologias Imersivas; Treinamento Corporativo
Data do documento: 4-Ago-2025
Citação: NEVES, João Victor Pereira das. Realidade aumentada e virtual: uma nova era para treinamentos corporativos. 2025. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Sistemas de Informação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: No cenário atual, marcado pela transformação digital e pela busca por métodos de capacitação mais eficientes e engajadores, as organizações têm recorrido a soluções tecnológicas para superar as limitações dos treinamentos tradicionais. Neste contexto, as tecnologias imersivas vêm ganhando destaque como ferramentas promissoras para aprimorar o aprendizado. Este estudo busca identificar como as tecnologias imersivas, de Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV), estão sendo aplicadas em treinamentos corporativos. Tem como objetivo principal explorar seus benefícios, desafios e impactos no aprendizado organizacional. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, realizada conforme o guideline de Kitchenham & Charters (2007), foram selecionados estudos publicados entre 2020 e 2024, nas bases de dados IEEE, Scopus, ScienceDirect e Emerald, totalizando 29 artigos para análise. Após a investigação, foi possível identificar que essas tecnologias estão sendo aplicadas em setores como indústria, saúde, corporativo, elétrica, construção e tecnologia de eventos. Trazendo benefícios como melhoria de aprendizagem, redução de erros operacionais e aumento da motivação e engajamento dos participantes. Dessa maneira, conclui-se que, apesar do alto potencial das tecnologias imersivas para transformar o treinamento corporativo, sua adoção também traz desafios para sua implementação, como carga cognitiva elevada, aspectos sociais e questões de usabilidade. Além disso, fatores que influenciam a aceitação e o engajamento dos funcionários incluem a familiaridade com o uso da tecnologia, a qualidade de design dos ambientes imersivos e a ocorrência de fadiga tecnológica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66152
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

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