Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66151

Share on

Title: Proposições para o ensino de física: tentativas de superação de dificuldades relacionadas a conhecimentos de matemática básica
Authors: FERREIRA, Alexsander Barone Santos
Keywords: ensino de física; matemática básica; educação matemática
Issue Date: 15-Apr-2025
Citation: FERREIRA, Alexsander Barone Santos. Proposições para o ensino de física: tentativas de superação de dificuldades relacionadas a conhecimentos de matemática básica. 2025. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo problematizar a relação entre o desempenho dos estudantes em Matemática e o ensino de Física, buscando identificar proposições para superar as dificuldades na matemática. O estudo destaca que o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática, evidenciado pelos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), e também do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), impacta negativamente o aprendizado de Física, que necessita de um bom nível de conhecimento matemático. A pesquisa aponta que os estudantes do ensino fundamental frequentemente demonstram dificuldade em utilizar a Matemática para compreender a Física, especialmente na aplicação de equações e fórmulas. Essa dificuldade, juntamente com a percepção de que a Física é abstrata e distante do cotidiano, contribui para a aversão à disciplina. A pesquisa também menciona que metodologias de ensino tradicionalistas, focadas na memorização, podem não ser eficazes para engajar os estudantes. A metodologia utilizada na investigação envolveu uma Revisão Narrativa (RN) da literatura para analisar as competências específicas preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Matemática e suas tecnologias, e para a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias no Ensino Médio. O objetivo foi encontrar abordagens de ensino de Física que pudessem ser desenvolvidas por professores da Educação Básica, orientadas pela BNCC. A análise das competências específicas da BNCC revela que a Matemática fornece ferramentas e linguagem essenciais para a compreensão e análise dos fenômenos naturais e processos tecnológicos abordados nas Ciências da Natureza, sendo crucial para o ensino de Física. O estudo detalha a relação entre cada uma das cinco competências específicas de Matemática e a sua relevância para a Física, desde a interpretação de situações físicas até a investigação e estabelecimento de conjecturas. Para mitigar as dificuldades em matemática básica que afetam o ensino de Física, o trabalho apresenta algumas sugestões de abordagens. O estudo reforça a ligação entre Matemática e Física e a importância de superar as dificuldades matemáticas para um melhor aprendizado em Física. As dificuldades de compreensão dos conhecimentos básicos de Matemática podem agravar os problemas no ensino de Física. As sugestões apresentadas visam auxiliar professores e escolas a mitigarem esse problema, reconhecendo que mudanças metodológicas e abordagens que conectem a Matemática ao cotidiano dos estudantes podem melhorar o aprendizado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66151
Appears in Collections:(TCC) - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ALEXSANDER BARONE SANTOS FERREIRA.pdf572,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons