Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66111

Comparte esta pagina

Título : Os jogos no processo de ensino da matemática para estudantes com transtorno do espectro do autismo a partir de uma revisão bibliográfica.
Autor : SILVA, Maria Elizabete de Lima
Palabras clave : Educação Inclusiva; Ensino de Matemática; Transtorno do Espectro Autista; Jogos Educativos; Práticas Pedagógicas
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : SILVA, Maria Elizabete de Lima. Os jogos no processo de ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo a partir de uma revisão bibliográfica. 2025. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : As dificuldades de aprendizagem em Matemática são recorrentes no contexto escolar, especialmente entre alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujas particularidades exigem abordagens pedagógicas diferenciadas. Nesse cenário, o uso de jogos tem se destacado como estratégia inclusiva que pode tornar o ensino mais acessível, dinâmico e significativo. Esta pesquisa, de natureza qualitativa é fundamentada em revisão bibliográfica com o uso de jogos e estratégias lúdicas, tendo como objetivo analisar indicativos de pesquisas sobre o uso de jogos no processo de ensino da Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em perspectiva inclusiva. Os dez estudos encontrados evidenciam que os jogos, digitais ou de tabuleiro, favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da atenção, da comunicação e da socialização, além de contribuírem para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos. Os conteúdos mais abordados incluem operações básicas, geometria, estatística e resolução de problemas. Conclui-se que a utilização de jogos representa uma prática efetiva no contexto da educação inclusiva, promovendo o protagonismo do aluno e valorizando suas singularidades no processo de ensino-aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66111
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Maria Elizabete de Lima Silva.pdf911,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons