Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66111

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Elizabete de Lima-
dc.date.accessioned2025-09-20T12:37:32Z-
dc.date.available2025-09-20T12:37:32Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-09-16-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Elizabete de Lima. Os jogos no processo de ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo a partir de uma revisão bibliográfica. 2025. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66111-
dc.description.abstractAs dificuldades de aprendizagem em Matemática são recorrentes no contexto escolar, especialmente entre alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujas particularidades exigem abordagens pedagógicas diferenciadas. Nesse cenário, o uso de jogos tem se destacado como estratégia inclusiva que pode tornar o ensino mais acessível, dinâmico e significativo. Esta pesquisa, de natureza qualitativa é fundamentada em revisão bibliográfica com o uso de jogos e estratégias lúdicas, tendo como objetivo analisar indicativos de pesquisas sobre o uso de jogos no processo de ensino da Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em perspectiva inclusiva. Os dez estudos encontrados evidenciam que os jogos, digitais ou de tabuleiro, favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da atenção, da comunicação e da socialização, além de contribuírem para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos. Os conteúdos mais abordados incluem operações básicas, geometria, estatística e resolução de problemas. Conclui-se que a utilização de jogos representa uma prática efetiva no contexto da educação inclusiva, promovendo o protagonismo do aluno e valorizando suas singularidades no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleOs jogos no processo de ensino da matemática para estudantes com transtorno do espectro do autismo a partir de uma revisão bibliográfica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxLearning difficulties in Mathematics are recurrent in the school context, especially among students with Autism Spectrum Disorder (ASD), whose particularities require differentiated pedagogical approaches. In this context, the use of games has stood out as an inclusive strategy that can make teaching more accessible, dynamic, and meaningful. This qualitative research, based on a literature review, aimed to analyze evidence from studies on the use of games in the teaching of Mathematics to students with Autism Spectrum Disorder (ASD) from an inclusive perspective. The studies show that games, whether digital or physical, foster the development of logical reasoning, attention, communication, and socialization, in addition to contributing to the understanding of abstract mathematical concepts. The most frequently addressed content includes basic operations, geometry, statistics, and problem-solving. It is concluded that the use of games represents an effective practice in the context of inclusive education, promoting student agency and valuing their uniqueness in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Maria Elizabete de Lima Silva.pdf911,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons