Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66111
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Elizabete de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-20T12:37:32Z | - |
dc.date.available | 2025-09-20T12:37:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Elizabete de Lima. Os jogos no processo de ensino da matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo a partir de uma revisão bibliográfica. 2025. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66111 | - |
dc.description.abstract | As dificuldades de aprendizagem em Matemática são recorrentes no contexto escolar, especialmente entre alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujas particularidades exigem abordagens pedagógicas diferenciadas. Nesse cenário, o uso de jogos tem se destacado como estratégia inclusiva que pode tornar o ensino mais acessível, dinâmico e significativo. Esta pesquisa, de natureza qualitativa é fundamentada em revisão bibliográfica com o uso de jogos e estratégias lúdicas, tendo como objetivo analisar indicativos de pesquisas sobre o uso de jogos no processo de ensino da Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em perspectiva inclusiva. Os dez estudos encontrados evidenciam que os jogos, digitais ou de tabuleiro, favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da atenção, da comunicação e da socialização, além de contribuírem para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos. Os conteúdos mais abordados incluem operações básicas, geometria, estatística e resolução de problemas. Conclui-se que a utilização de jogos representa uma prática efetiva no contexto da educação inclusiva, promovendo o protagonismo do aluno e valorizando suas singularidades no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educativos | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Os jogos no processo de ensino da matemática para estudantes com transtorno do espectro do autismo a partir de uma revisão bibliográfica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Learning difficulties in Mathematics are recurrent in the school context, especially among students with Autism Spectrum Disorder (ASD), whose particularities require differentiated pedagogical approaches. In this context, the use of games has stood out as an inclusive strategy that can make teaching more accessible, dynamic, and meaningful. This qualitative research, based on a literature review, aimed to analyze evidence from studies on the use of games in the teaching of Mathematics to students with Autism Spectrum Disorder (ASD) from an inclusive perspective. The studies show that games, whether digital or physical, foster the development of logical reasoning, attention, communication, and socialization, in addition to contributing to the understanding of abstract mathematical concepts. The most frequently addressed content includes basic operations, geometry, statistics, and problem-solving. It is concluded that the use of games represents an effective practice in the context of inclusive education, promoting student agency and valuing their uniqueness in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Elizabete de Lima Silva.pdf | 911,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons