Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102
Share on
Title: | O ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médio |
Authors: | MENDES, Tiago Valdevino |
Keywords: | Ensino-aprendizagem; Geografia; Cinema |
Issue Date: | 26-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Mendes, Tiago Valdevino. O ensino de Geografia mediado pelo cinema: uma proposta para a 1a série do Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho apresenta reflexões e propostas sobre o uso da linguagem cinematográfica na abordagem de temas geográficos, uma vez que os filmes cativam uma parcela significativa da sociedade e incrustam na memória dos espectadores cenários e narrativas ficcionais carregados de elementos reais do espaço, capazes de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e alfabetização geográfica. Neste trabalho reúne-se obras cinematográficas em um catálogo, disponibilizado em formato de site, para que os professores de geografia interessados na temática possam ter indicações de filmes e atividades acessando-as online. Para a realização deste trabalho, foram utilizados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Ensino Médio da Paraíba para selecionar os objetos de conhecimento e conteúdo da série da educação básica escolhidos para a seleção dos filmes de acordo com a classificação etária: 1a série do Ensino Médio. Dessa forma, propõe-se que os filmes atuem como um disparador imersivo para os alunos e melhorem a compreensão dos conteúdos dispostos em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66102 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Tiago Valdevino Mendes.pdf | 3,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License