Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66077

Compartilhe esta página

Título: A graduação em secretariado executivo: uma análise crítica acerca da escassez de secretários-docentes e suas possíveis consequências na formação dos futuros profissionais
Autor(es): MAGALHÃES, Beatriz Lins
BARRETO, Juliana da Silva
Palavras-chave: Educação; Docência; Secretariado Executivo; Secretários-docentes
Data do documento: 1-Abr-2025
Citação: MAGALHÃES, Beatriz Lins; BARRETO, Juliana da Silva. A graduação em secretariado executivo: uma análise crítica acerca da escassez de secretários-docentes e suas possíveis consequências na formação dos futuros profissionais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo geral mapear e compreender como a escassez de secretários-docentes nos cursos presenciais de secretariado executivo das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil pode afetar a formação dos futuros profissionais da área. Logo, a pesquisa de cunho qualitativo foi classificada como aplicada, exploratória e descritiva. Dessa forma, utilizou-se fontes diversificadas de dados através da pesquisa bibliográfica e da documental, além do estudo de campo com a aplicação de questionário. Ademais, a análise dos dados fundamentou-se em autores como Zabalza (2004), Tardif (2008), Farias (2009), Sanches (2017), Santiago (2017), Cielo (2020) e Barros (2021). Os resultados apontam que existe uma média de 4 secretários-docentes por instituição analisada e que não há uma relação direta entre a quantidade desses docentes com as respectivas notas dos cursos no ENADE. Observou-se, ainda, que há uma influência positiva desses professores no empenho para a inclusão de disciplinas obrigatórias que fomentam a pesquisa acadêmica. Por fim, a percepção dos discentes reforçou que há uma escassez de secretários-docentes e possibilitou a identificação da docência como área de interesse desses futuros profissionais sob a justificativa de contribuir com a área e promover a sustentabilidade do curso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66077
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beatriz Lins Magalhães e Juliana da Silva Barreto.pdf828,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons