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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66041
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Title: | Desafios e possibilidades à implementação da gestão democrática numa escola do campo em Gravatá/PE |
Authors: | Silva, Hellen Karolinne do Nascimento |
Keywords: | Educação do Campo; Gestão Escolar Democrática; Discurso; Participação e Autonomia |
Issue Date: | 5-Aug-2025 |
Citation: | SILVA, Hellen Karolinne do Nascimento. Desafios e possibilidades à implementação da gestão democrática numa escola do campo em Gravatá/PE |
Abstract: | O presente trabalho analisou as dificuldades enfrentadas na implementação da gestão democrática em uma escola do campo no município de Gravatá/PE. Teoricamente, se referenciou numa revisão de literatura com autores/as que pesquisam no âmbito da gestão escolar e da educação do campo. Como procedimento metodológico foi utilizada a Análise de Discurso elaborada por Pêcheux (1990). Porém, a utilizamos a partir do trabalho de tradução que a Orlandi (2001) faz da referida abordagem. Operamos, então, numa perspectiva qualitativa de análise. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coletas de dados: entrevistas semiestruturadas; observações e análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola estudada. Os resultados permitiram identificar a baixa participação da comunidade, currículo fora do contexto local e uma postura autoritária diante das decisões da escola. Além disso, evidenciou-se a ausência de formações continuadas sobre a realidade do campo, bem como a falta de projetos que integrem todos os membros da escola, fatores que comprometem a efetivação de uma gestão participativa e democrática. Analisou-se, então, práticas discursivas autoritárias, centradas em discursos ideológicos tradicionais de gestão escolar, apesar do esforço retórico presente nas entrevistas; trazendo à tona deslocamentos de sentidos no trato da gestão escolar no seu cotidiano. Evidenciou-se, ainda, um esvaziamento político-pedagógico relativo à realidade rural na qual a escola está situada na prática pedagógica dela, caracterizando uma prática pedagógica centrada no discurso conteudista e de ideologia urbana. Contudo, pondera-se que tais discursos não estão vinculados a deliberações intencionais da gestão, mas, sobretudo, que se imbricam às questões estruturais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66041 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
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