Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66041

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Joel Severino da-
dc.contributor.authorSilva, Hellen Karolinne do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-17T21:49:46Z-
dc.date.available2025-09-17T21:49:46Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-09-16-
dc.identifier.citationSILVA, Hellen Karolinne do Nascimento. Desafios e possibilidades à implementação da gestão democrática numa escola do campo em Gravatá/PEpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66041-
dc.description.abstractO presente trabalho analisou as dificuldades enfrentadas na implementação da gestão democrática em uma escola do campo no município de Gravatá/PE. Teoricamente, se referenciou numa revisão de literatura com autores/as que pesquisam no âmbito da gestão escolar e da educação do campo. Como procedimento metodológico foi utilizada a Análise de Discurso elaborada por Pêcheux (1990). Porém, a utilizamos a partir do trabalho de tradução que a Orlandi (2001) faz da referida abordagem. Operamos, então, numa perspectiva qualitativa de análise. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coletas de dados: entrevistas semiestruturadas; observações e análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola estudada. Os resultados permitiram identificar a baixa participação da comunidade, currículo fora do contexto local e uma postura autoritária diante das decisões da escola. Além disso, evidenciou-se a ausência de formações continuadas sobre a realidade do campo, bem como a falta de projetos que integrem todos os membros da escola, fatores que comprometem a efetivação de uma gestão participativa e democrática. Analisou-se, então, práticas discursivas autoritárias, centradas em discursos ideológicos tradicionais de gestão escolar, apesar do esforço retórico presente nas entrevistas; trazendo à tona deslocamentos de sentidos no trato da gestão escolar no seu cotidiano. Evidenciou-se, ainda, um esvaziamento político-pedagógico relativo à realidade rural na qual a escola está situada na prática pedagógica dela, caracterizando uma prática pedagógica centrada no discurso conteudista e de ideologia urbana. Contudo, pondera-se que tais discursos não estão vinculados a deliberações intencionais da gestão, mas, sobretudo, que se imbricam às questões estruturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectGestão Escolar Democráticapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectParticipação e Autonomiapt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades à implementação da gestão democrática numa escola do campo em Gravatá/PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0038799999055742pt_BR
dc.description.abstractxThe present work analyzed the difficulties faced in the implementation of democratic management in a rural school in the municipality of Gravatá/PE. Theoretically, it was based on a literature review with authors who research in the field of school management and rural education. As a methodological procedure, we used the Discourse Analysis developed by Pêcheux (1990). However, we used it based on the translation work that Orlandi (2001) does of the referred approach. We operated, therefore, from a qualitative analysis perspective. For this, we used the following data collection instruments: semi-structured interviews; observations; and analysis of the Political- Pedagogical Project (PPP) of the studied school. The results allowed us to identify the low participation of the community, a curriculum disconnected from the local context, and an authoritarian posture in school decision- making. Furthermore, the absence of continuing education focused on the rural reality was evidenced, as well as the lack of projects that integrate all school members — factors that compromise the implementation of participatory and democratic management. Thus, authoritarian discursive practices were analyzed, centered on traditional ideological discourses of school management, despite the rhetorical effort present in the interviews; bringing to light shifts in meaning in the handling of school management in its daily routine. Also evident was a political-pedagogical emptiness regarding the rural reality in which the school is situated in its pedagogical practice, characterizing a pedagogical practice centered on content-based discourse and urban ideology. However, it is considered that such discourses are not linked to intentional decisions by the management but rather are embedded in structural issues.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE)pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hellen Karolinne do Nascimento Silva.pdf339,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons