Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66032

Share on

Title: De Homens à Mártires : A fabricação dos Quarenta Mártires do Brasil a partir da iconografia jesuíta. (1608 - 1680)
Authors: PATRIOTA, Paulo José Falcão
Keywords: Mártirio; Companhia de Jesus; Artes Pictóricas
Issue Date: 13-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PATRIOTA, Paulo José Falcão. De Homens à Mártires: A fabricação dos Quarenta Mártires do Brasil a partir da iconografia jesuíta. (1608 - 1680). 2023. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação analisa o desenvolvimento da produção iconográfica sobre o padre jesuíta Inácio de Azevedo e seus 39 companheiros, conhecidos como Quarenta Mártires do Brasil, e sua relação com a noção de martírio apropriada pela Companhia de Jesus, entre 1608 e 1680. Os jesuítas liderados por Azevedo, assassinados por huguenotes franceses na região das Ilhas Canárias em 1570, foram escolhidos por representar um caso que percorre e sofre às mudanças estruturais da Igreja Católica na época moderna, desde a alteração dos cânones relativos às artes pictóricas pós-Concílio de Trento, até a estabilização de uma nova estrutura de santificação iniciada pela Congregação dos Ritos em 1588. Dessa forma, elaboramos este trabalho com a intenção de iluminar a trajetória artístico-cultural sobre os Quarenta Mártires do Brasil, bem como analisar sua transformação de homens em mártires a partir de gravuras e pinturas produzidas pela Companhia de Jesus ao longo do século XVII.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66032
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Paulo José Falcão Patriota.pdf11,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons