Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66032
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEITE, Bruno Martins Boto | - |
dc.contributor.author | PATRIOTA, Paulo José Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T19:14:00Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T19:14:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | PATRIOTA, Paulo José Falcão. De Homens à Mártires: A fabricação dos Quarenta Mártires do Brasil a partir da iconografia jesuíta. (1608 - 1680). 2023. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66032 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação analisa o desenvolvimento da produção iconográfica sobre o padre jesuíta Inácio de Azevedo e seus 39 companheiros, conhecidos como Quarenta Mártires do Brasil, e sua relação com a noção de martírio apropriada pela Companhia de Jesus, entre 1608 e 1680. Os jesuítas liderados por Azevedo, assassinados por huguenotes franceses na região das Ilhas Canárias em 1570, foram escolhidos por representar um caso que percorre e sofre às mudanças estruturais da Igreja Católica na época moderna, desde a alteração dos cânones relativos às artes pictóricas pós-Concílio de Trento, até a estabilização de uma nova estrutura de santificação iniciada pela Congregação dos Ritos em 1588. Dessa forma, elaboramos este trabalho com a intenção de iluminar a trajetória artístico-cultural sobre os Quarenta Mártires do Brasil, bem como analisar sua transformação de homens em mártires a partir de gravuras e pinturas produzidas pela Companhia de Jesus ao longo do século XVII. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Mártirio | pt_BR |
dc.subject | Companhia de Jesus | pt_BR |
dc.subject | Artes Pictóricas | pt_BR |
dc.title | De Homens à Mártires : A fabricação dos Quarenta Mártires do Brasil a partir da iconografia jesuíta. (1608 - 1680) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MACHEL, Marília de Azambuja Ribeiro | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7683702803374338 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3005775363936476 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation analyzes the development of iconographic production about the Jesuit priest Inácio de Azevedo and his 39 companions, known as the Forty Martyrs of Brazil, and its relationship with the notion of martyrdom appropriated by the Society of Jesus, between 1608 and 1680. The Jesuits led by Azevedo, murdered by French Huguenots in the Canary Islands region in 1570, were chosen because they represent a case that goes through and suffers from the structural changes of the Catholic Church in the modern era, from the alteration of the canons relating to pictorial arts after the Council of Trent, until the stabilization of a new structure of sanctification initiated by the Congregation of Rites in 1588. Therefore, we created this work with the intention of illuminating the artistic-cultural trajectory of the Forty Martyrs of Brazil, as well as analyzing their transformation from men into martyrs based on engravings and paintings produced by the Society of Jesus throughout the 17th century. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6220331059589906 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paulo José Falcão Patriota.pdf | 11,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons