Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65983

Compartilhe esta página

Título: O processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos do ensino fundamental: um estudo investigativo acerca das necessidades de adaptação das aulas.
Autor(es): SILVA, Maria Camilla Santos
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Surdez; Inclusão Escolar; Educação Bilíngue; Adaptação Didática
Data do documento: 5-Ago-2025
Citação: SILVA. Maria Camilla Santos. O processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos do ensino fundamental: um estudo investigativo acerca das necessidades de adaptação das aulas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho objetivou investigar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática sob a perspectiva de um grupo de alunos surdos do Ensino Fundamental de escola pública. A justificativa se dá, pois, essa fase é muito importante na vida escolar do aluno, visto que nela acontecem avaliações como SAEPE, Saeb e provas admissionais para escolas de Ensino Médio. Como base teórica, utilizamos algumas leis, como a Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002) e alguns autores, dentre eles Oliveira (2005), Sales (2013), Souza (2021) e Silva (2023), os quais retratam as experiências de ensino-aprendizagem dos alunos surdos segundo as suas observações, exceto por Souza (2021) que traz muitas vezes o seu relato pessoal como estudante surdo da licenciatura em matemática. Esse aporte teórico nos ajuda a responder o questionamento “Quais são as percepções e experiências de alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática?”. Para essa pesquisa, entrevistamos, com auxílio de intérpretes, três alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de ensino integral de um município de Pernambuco. Escolhemos uma abordagem qualitativa, descritiva e participante, utilizando a entrevista semiestruturada para recolher as opiniões dos alunos, enquanto a análise de conteúdo foi feita com base nos estudos de Bardin (1977), não havendo outros instrumentos avaliativos além desse. Ao fim dessa pesquisa, concluímos que o cenário encontrado nos surpreendeu positivamente ao trazer um cenário diferente dos relatos negativos encontrados em muitos trabalhos dessa área. Com isso, esperamos que esse estudo contribua na formação de futuros professores e no processo educacional de futuros alunos surdos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65983
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA CAMILLA SANTOS SILVA.pdf478,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons