Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65983
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Thiago Ramos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Camilla Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T16:42:05Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T16:42:05Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. Maria Camilla Santos. O processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos do ensino fundamental: um estudo investigativo acerca das necessidades de adaptação das aulas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65983 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou investigar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática sob a perspectiva de um grupo de alunos surdos do Ensino Fundamental de escola pública. A justificativa se dá, pois, essa fase é muito importante na vida escolar do aluno, visto que nela acontecem avaliações como SAEPE, Saeb e provas admissionais para escolas de Ensino Médio. Como base teórica, utilizamos algumas leis, como a Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002) e alguns autores, dentre eles Oliveira (2005), Sales (2013), Souza (2021) e Silva (2023), os quais retratam as experiências de ensino-aprendizagem dos alunos surdos segundo as suas observações, exceto por Souza (2021) que traz muitas vezes o seu relato pessoal como estudante surdo da licenciatura em matemática. Esse aporte teórico nos ajuda a responder o questionamento “Quais são as percepções e experiências de alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática?”. Para essa pesquisa, entrevistamos, com auxílio de intérpretes, três alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de ensino integral de um município de Pernambuco. Escolhemos uma abordagem qualitativa, descritiva e participante, utilizando a entrevista semiestruturada para recolher as opiniões dos alunos, enquanto a análise de conteúdo foi feita com base nos estudos de Bardin (1977), não havendo outros instrumentos avaliativos além desse. Ao fim dessa pesquisa, concluímos que o cenário encontrado nos surpreendeu positivamente ao trazer um cenário diferente dos relatos negativos encontrados em muitos trabalhos dessa área. Com isso, esperamos que esse estudo contribua na formação de futuros professores e no processo educacional de futuros alunos surdos. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Adaptação Didática | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos do ensino fundamental: um estudo investigativo acerca das necessidades de adaptação das aulas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOUSA, Edson Carlos Sobral de | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4466652567347687 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/8891142340190154 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aimed to investigate the teaching and learning process of Mathematics from the perspective of a group of deaf students in the final years of elementary education in a public school. This is justified because this stage is very important in students’ school life, as it includes standardized assessments such as SAEPE, Saeb, and admission exams for high school. As a theoretical framework, we used some laws, such as Law 10.436/02 (BRASIL, 2002), and several authors, including Oliveira (2005), Sales (2013), Souza (2021), and Silva (2023). These authors address the teaching and learning experiences of deaf students according to their observations, except for Souza (2021), who often brings his personal account as a deaf student in a mathematics education program. This theoretical background helped us to answer the question: “What are the perceptions and experiences of deaf students in the final years of elementary education regarding the teaching and learning process of Mathematics?” For this research, we interviewed, with the assistance of interpreters, three students from the 7th and 8th grades of a full-time municipal school in the state of Pernambuco. We adopted a qualitative, descriptive, and participatory approach, using semi- structured interviews to collect the students’ opinions. Content analysis was carried out based on the studies of Bardin (1977), with no other evaluative instruments being used. At the end of this research, we concluded that the scenario we found positively surprised us, presenting a different picture from the negative reports found in much of the literature on this topic. We hope that this study will contribute to the training of future teachers and to the educational process of future deaf students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | https://lattes.cnpq.br/6271207607252360 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA CAMILLA SANTOS SILVA.pdf | 478,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons