Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65983

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Thiago Ramos de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Camilla Santos-
dc.date.accessioned2025-09-16T16:42:05Z-
dc.date.available2025-09-16T16:42:05Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-09-16-
dc.identifier.citationSILVA. Maria Camilla Santos. O processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos do ensino fundamental: um estudo investigativo acerca das necessidades de adaptação das aulas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65983-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou investigar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática sob a perspectiva de um grupo de alunos surdos do Ensino Fundamental de escola pública. A justificativa se dá, pois, essa fase é muito importante na vida escolar do aluno, visto que nela acontecem avaliações como SAEPE, Saeb e provas admissionais para escolas de Ensino Médio. Como base teórica, utilizamos algumas leis, como a Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002) e alguns autores, dentre eles Oliveira (2005), Sales (2013), Souza (2021) e Silva (2023), os quais retratam as experiências de ensino-aprendizagem dos alunos surdos segundo as suas observações, exceto por Souza (2021) que traz muitas vezes o seu relato pessoal como estudante surdo da licenciatura em matemática. Esse aporte teórico nos ajuda a responder o questionamento “Quais são as percepções e experiências de alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática?”. Para essa pesquisa, entrevistamos, com auxílio de intérpretes, três alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de ensino integral de um município de Pernambuco. Escolhemos uma abordagem qualitativa, descritiva e participante, utilizando a entrevista semiestruturada para recolher as opiniões dos alunos, enquanto a análise de conteúdo foi feita com base nos estudos de Bardin (1977), não havendo outros instrumentos avaliativos além desse. Ao fim dessa pesquisa, concluímos que o cenário encontrado nos surpreendeu positivamente ao trazer um cenário diferente dos relatos negativos encontrados em muitos trabalhos dessa área. Com isso, esperamos que esse estudo contribua na formação de futuros professores e no processo educacional de futuros alunos surdos.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectAdaptação Didáticapt_BR
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem de matemática para alunos surdos do ensino fundamental: um estudo investigativo acerca das necessidades de adaptação das aulas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUSA, Edson Carlos Sobral de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4466652567347687pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8891142340190154pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aimed to investigate the teaching and learning process of Mathematics from the perspective of a group of deaf students in the final years of elementary education in a public school. This is justified because this stage is very important in students’ school life, as it includes standardized assessments such as SAEPE, Saeb, and admission exams for high school. As a theoretical framework, we used some laws, such as Law 10.436/02 (BRASIL, 2002), and several authors, including Oliveira (2005), Sales (2013), Souza (2021), and Silva (2023). These authors address the teaching and learning experiences of deaf students according to their observations, except for Souza (2021), who often brings his personal account as a deaf student in a mathematics education program. This theoretical background helped us to answer the question: “What are the perceptions and experiences of deaf students in the final years of elementary education regarding the teaching and learning process of Mathematics?” For this research, we interviewed, with the assistance of interpreters, three students from the 7th and 8th grades of a full-time municipal school in the state of Pernambuco. We adopted a qualitative, descriptive, and participatory approach, using semi- structured interviews to collect the students’ opinions. Content analysis was carried out based on the studies of Bardin (1977), with no other evaluative instruments being used. At the end of this research, we concluded that the scenario we found positively surprised us, presenting a different picture from the negative reports found in much of the literature on this topic. We hope that this study will contribute to the training of future teachers and to the educational process of future deaf students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttps://lattes.cnpq.br/6271207607252360pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA CAMILLA SANTOS SILVA.pdf478,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons