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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65916
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Título : | Entre o amor e a violência : construindo metodologias para combater a violência contra mulher numa escola pública da Região Crajubar |
Autor : | SOUZA, Maria Eduarda Nunes de |
Palabras clave : | Educação em Direitos Humanos; Violência contra a mulher; Metodologias lúdicas; Jogos na Educação |
Fecha de publicación : | 3-jun-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SOUZA, Maria Eduarda Nunes de. Entre o amor e a violência: construindo metodologias para combater a violência contra mulher numa escola pública da Região Crajubar. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | É importante trazer para o cotidiano escolar, seja das/dos discentes e do corpo docente práticas reflexivas a respeito da violência contra a mulher. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como as/os docentes de uma escola pública de nível médio da região CRAJUBAR abordam os temas correlatos a violência doméstica contra a mulher no contexto educacional. Essa região cearense é formada pelos municípios de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, juntos eles concentram altos índices de violência contra a mulher no estado. Para alcançarmos os objetivos deste trabalho desenvolvemos um jogo de tabuleiro baseado nos tipos de violência doméstica descritos pela Lei Maria da Penha – LMP (11.340/2006), a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O Jogo, denominado Hooks, para além de trazer mecanismos de divulgação da LMP, traz também caminhos para identificação dos tipos de violência contra a mulher, assim como fomenta a propagação da Educação para/em Direitos Humanos na escola. Através dos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação Thiollent (2011), desenvolvemos uma pesquisa baseada em dados qualitativos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de uma escola pública da região CRAJUBAR e após a confecção e aplicação do jogo proposto neste trabalho ocorreu a aplicação de um feedback, ambos os instrumentos de coleta foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (1977). Buscou-se através da pesquisa compreender quais métodos são utilizados pelos docentes, de quais formas e com que frequência as temáticas ligadas a violência doméstica contra a mulher são abordadas no contexto escolar. A pesquisa avaliou a aplicação do jogo Hooks, ferramenta desenvolvida durante o percurso deste trabalho, em turmas de ensino médio para abordar a violência doméstica. Os estudantes mostraram engajamento e empolgação, com discussões significativas sobre o tema, embora alguns momentos de desconforto tenham surgido devido à seriedade do assunto. Sobre a perspectiva docente, houve o destaque da importância do jogo para promover reflexão crítica e interdisciplinar. Sugestões de melhoria incluíram aprimoramento estético, inclusão de novas situações e criação de um manual de mediação. A oficina de pré-aplicação revelou que, enquanto os conceitos de violência eram mais facilmente identificados, o entendimento sobre amor era mais confuso. O jogo foi visto como uma ferramenta eficaz para sensibilização e formação em e para os Direitos Humanos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65916 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
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