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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65916
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Maria Aparecida Vieira de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Maria Eduarda Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T12:00:33Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T12:00:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Eduarda Nunes de. Entre o amor e a violência: construindo metodologias para combater a violência contra mulher numa escola pública da Região Crajubar. 2025. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65916 | - |
dc.description.abstract | É importante trazer para o cotidiano escolar, seja das/dos discentes e do corpo docente práticas reflexivas a respeito da violência contra a mulher. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como as/os docentes de uma escola pública de nível médio da região CRAJUBAR abordam os temas correlatos a violência doméstica contra a mulher no contexto educacional. Essa região cearense é formada pelos municípios de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, juntos eles concentram altos índices de violência contra a mulher no estado. Para alcançarmos os objetivos deste trabalho desenvolvemos um jogo de tabuleiro baseado nos tipos de violência doméstica descritos pela Lei Maria da Penha – LMP (11.340/2006), a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. O Jogo, denominado Hooks, para além de trazer mecanismos de divulgação da LMP, traz também caminhos para identificação dos tipos de violência contra a mulher, assim como fomenta a propagação da Educação para/em Direitos Humanos na escola. Através dos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação Thiollent (2011), desenvolvemos uma pesquisa baseada em dados qualitativos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de uma escola pública da região CRAJUBAR e após a confecção e aplicação do jogo proposto neste trabalho ocorreu a aplicação de um feedback, ambos os instrumentos de coleta foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (1977). Buscou-se através da pesquisa compreender quais métodos são utilizados pelos docentes, de quais formas e com que frequência as temáticas ligadas a violência doméstica contra a mulher são abordadas no contexto escolar. A pesquisa avaliou a aplicação do jogo Hooks, ferramenta desenvolvida durante o percurso deste trabalho, em turmas de ensino médio para abordar a violência doméstica. Os estudantes mostraram engajamento e empolgação, com discussões significativas sobre o tema, embora alguns momentos de desconforto tenham surgido devido à seriedade do assunto. Sobre a perspectiva docente, houve o destaque da importância do jogo para promover reflexão crítica e interdisciplinar. Sugestões de melhoria incluíram aprimoramento estético, inclusão de novas situações e criação de um manual de mediação. A oficina de pré-aplicação revelou que, enquanto os conceitos de violência eram mais facilmente identificados, o entendimento sobre amor era mais confuso. O jogo foi visto como uma ferramenta eficaz para sensibilização e formação em e para os Direitos Humanos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Violência contra a mulher | pt_BR |
dc.subject | Metodologias lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Jogos na Educação | pt_BR |
dc.title | Entre o amor e a violência : construindo metodologias para combater a violência contra mulher numa escola pública da Região Crajubar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5616386266147209 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6705733173478276 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is important to bring reflective practices regarding violence against women into the daily school routine of both students and faculty. The general objective of this study is to analyze how teachers at a public high school in the CRAJUBAR region address issues related to domestic violence against women in the educational context. This region of Ceará is formed by the cities of Crato, Barbalha and Juazeiro do Norte, which together account for the highest rates of violence against women in the state. To achieve the objectives of this study, we developed a board game based on the types of domestic violence described by the Lei Maria da Penha – LMP (11.340/2006), physical, psychological, moral, sexual and patrimonial violence. The game, called Hooks, in addition to providing mechanisms for disseminating the LMP, will also provide ways to identify the types of violence against women, as well as fostering the dissemination of Education for/in Human Rights in schools. Through the methodological assumptions of Thiollent (2011) action research, we are in the process of developing research based on qualitative data. Data collection took place through semi-structured interviews with teachers from a public school in the CRAJUBAR region and after the creation and application of the game proposed in this work, feedback will be applied. Both collection instruments will be analyzed based on Bardin (1977) content analysis. The research sought to understand which methods are used by teachers, in what ways and with what frequency the themes related to domestic violence against women are addressed in the school context. The research evaluated the application of the game Hooks, a tool developed during the course of this work, in high school classes to address domestic violence. The students showed engagement and enthusiasm, with meaningful discussions on the topic, although some moments of discomfort arose due to the seriousness of the subject. From the teaching perspective, the importance of the game for promoting critical and interdisciplinary reflection was highlighted. Suggestions for improvement included aesthetic enhancements, inclusion of new situations and creation of a mediation manual. The pre-application workshop revealed that, while the concepts of violence were more easily identified, the understanding of love was more confusing. The game was seen as an effective tool for raising awareness and training in human rights. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
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