Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65894

Comparte esta pagina

Título : O ensino da história da física: a importância do estudo das máquinas térmicas no curso de licenciatura em física no centro acadêmico do agreste/CAA-UFPE.
Autor : SILVA, José Guilherme Paulino da
Palabras clave : História da física; Termodinâmica; Máquinas térmicas; Pesquisa no ensino superior; Pesquisas em formulário; Ensino de física
Fecha de publicación : 25-jul-2025
Citación : SILVA, José Guilherme Paulino da. O ensino da história da física: a importância do estudo das máquinas térmicas no curso de licenciatura em física no Centro Acadêmico do Agreste-CAA/UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do ensino da história das máquinas térmicas no curso de licenciatura em física no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), do ponto de vista dos graduandos. Como todos sabemos, tanto a termodinâmica quanto a história da física são áreas muito ricas e com muito potencial, mas elas acabam por muitas vezes não tendo tanto destaque, mesmo que toda a sua importância e benefícios na educação sejam conhecidos, logo, essa foi a nossa principal motivação para a nossa pesquisa, a qual foi realizada a partir de um formulário do Google, através de nove perguntas, onde os alunos eram questionados se tinham frequentado aulas durante o curso que tratavam sobre a história da física, ou mesmo se elas utilizavam esse campo apenas como uma estratégia didática para as aulas. Da mesma forma, foram questionados também se eles acreditavam que o estudo desse campo era essencial ou não para o aprendizado, e também tinham interesse em ter disciplinas focadas no campo da história da física, exclusivamente, seja uma disciplina eletiva ou obrigatória, e da mesma forma, qual das áreas da física eles estariam interessados em aprender mais sobre a história. Eles precisaram também responder qual a sua concepção sobre máquinas térmicas, onde alguns dos alunos demonstraram conhecimento e outros não. E em uma das perguntas, quando questionados, mais da metade dos estudantes responderam não terem tido aulas sobre a história das máquinas térmicas durante o curso. No fim, a maior parte das respostas demonstrava interesse tanto em aulas de história da física quanto um aprofundamento maior nas máquinas térmicas. Dessa forma, podemos esperar que no futuro, essa área do curso da qual os alunos sentem essa falta de aprendizagem, acabe sendo suprida, e possam acrescentar onde está faltando, para uma melhor aprendizagem por parte dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65894
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Guilherme Paulino da Silva.pdf1,34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons