Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65894

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorSILVA, José Guilherme Paulino da-
dc.date.accessioned2025-09-12T16:35:42Z-
dc.date.available2025-09-12T16:35:42Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, José Guilherme Paulino da. O ensino da história da física: a importância do estudo das máquinas térmicas no curso de licenciatura em física no Centro Acadêmico do Agreste-CAA/UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65894-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fazer uma análise do ensino da história das máquinas térmicas no curso de licenciatura em física no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), do ponto de vista dos graduandos. Como todos sabemos, tanto a termodinâmica quanto a história da física são áreas muito ricas e com muito potencial, mas elas acabam por muitas vezes não tendo tanto destaque, mesmo que toda a sua importância e benefícios na educação sejam conhecidos, logo, essa foi a nossa principal motivação para a nossa pesquisa, a qual foi realizada a partir de um formulário do Google, através de nove perguntas, onde os alunos eram questionados se tinham frequentado aulas durante o curso que tratavam sobre a história da física, ou mesmo se elas utilizavam esse campo apenas como uma estratégia didática para as aulas. Da mesma forma, foram questionados também se eles acreditavam que o estudo desse campo era essencial ou não para o aprendizado, e também tinham interesse em ter disciplinas focadas no campo da história da física, exclusivamente, seja uma disciplina eletiva ou obrigatória, e da mesma forma, qual das áreas da física eles estariam interessados em aprender mais sobre a história. Eles precisaram também responder qual a sua concepção sobre máquinas térmicas, onde alguns dos alunos demonstraram conhecimento e outros não. E em uma das perguntas, quando questionados, mais da metade dos estudantes responderam não terem tido aulas sobre a história das máquinas térmicas durante o curso. No fim, a maior parte das respostas demonstrava interesse tanto em aulas de história da física quanto um aprofundamento maior nas máquinas térmicas. Dessa forma, podemos esperar que no futuro, essa área do curso da qual os alunos sentem essa falta de aprendizagem, acabe sendo suprida, e possam acrescentar onde está faltando, para uma melhor aprendizagem por parte dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHistória da físicapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectMáquinas térmicaspt_BR
dc.subjectPesquisa no ensino superiorpt_BR
dc.subjectPesquisas em formuláriopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleO ensino da história da física: a importância do estudo das máquinas térmicas no curso de licenciatura em física no centro acadêmico do agreste/CAA-UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALMEIDA, Diana Patrícia Gomes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to make an analysis of thermal machine history teachings in the physics degree college course in the CAA-UFPE on the undergraduates point of view. As we all know, not only thermodynamics but also the physics history are very rich areas and with a lot of potential, but they end up by many times, not having so much emphasis, even with all of their importance and benifits in the education being recognized, and for this, this was our main motivation for this research, which was realized by using a Google form, throught nine questions, Where the students were questioned if they had attended classes during the course that treated the subject of physics history, or even if they used this field only as a didactis strategy for the classes. In the same way, they were also questioned if they believed the study of this area was essential or not for learning, and also if they had interest in having subjects totally focused in the are of physics history, exclusively, rather being obligatory or elective, and in the same way, which physics áreas would they be interested in learn more about his history. They also needed to answer which was their conception about termal engines, where some of the students showed having knowledge about it and other don’t. In one of the questions, when questioned, more than half of the students answered they didn’t had one class about the story of termal engines during the course. In the end, mosto f the answers showed interest not only in physics history classes but also in a deep learning about the thermal engines. In this way, we can expect that in the future, this course field where the students feels this lack of learning can fe fufilled, and they can add where is still lacking, for a better studying on the behalf of the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Guilherme Paulino da Silva.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons