Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782
Comparte esta pagina
Título : | Narrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagens |
Autor : | SOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de |
Palabras clave : | Narrativa gráfica; Paisagem geográfica; Ensino de Geografia |
Fecha de publicación : | 27-mar-2025 |
Citación : | SOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de. Narrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagens. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta metodológica que tem como intuito a análise da paisagem utilizando as narrativas gráficas como ferramenta no ensino. Sendo assim, estimulando a percepção, a colaboração e trazendo debates propondo uma reflexão sobre os conceitos paisagísticos. Visa também trazer uma observação dos mesmos dentro do cotidiano dos alunos. Analisando aspectos dentro do espaço geográfico e buscando desenvolver por meio da construção do fazer artístico a colaboração e reflexão em torno da paisagem. Para entender como utilizar esse tipo de narrativa como apoio dentro do ensino dos conteúdos de geografia no âmbito escolar. Concluindo que as narrativas gráficas podem ser utilizadas como ferramentas no desenvolvimento do ensino de geografia na abertura da construção de um arcabouço que busca ampliar o leque de alternativas didáticas para tornar a prática pedagógica mais interessante e dinâmica para a comunidade escolar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ailtonn_fagnner_barbosa_olimpio_de_souza_assinado.pdf | 475,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons