Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65655
Compartilhe esta página
Título: | A influência da matemática crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos: um estudo comparativo entre turmas do 6º ano de 2023 e 6º ano de 2024. |
Autor(es): | FERREIRA, Laricy Emmanuelly da Silva |
Palavras-chave: | Matemática Crítica; Autonomia; Pensamento Crítico; Educação Matemática; Aprendizagem Ativa; Pensamento Matemático; Critical Mathematics; Autonomy; Critical Thinking; Mathematical Education; Active Learning; Mathematical Thinking |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Citação: | FERREIRA, Laricy Emmanuelly da Silva. A influência da matemática crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos: um estudo comparativo entre turmas do 6º ano de 2023 e 6º ano de 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho investiga a influência da Matemática Crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos. A Matemática Crítica é uma abordagem educacional que promove a participação ativa dos estudantes, incentivando o pensamento reflexivo e a análise crítica. O objetivo é não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com o objetivo de compreender como a Matemática Crítica afeta o desenvolvimento dos alunos. A amostra é composta por turmas de Ensino Fundamental II de uma escola selecionada, com uma amostra intencionalmente escolhida com base em critérios como o nível de participação nas aulas de matemática. Os dados são coletados por meio de observações em sala de aula, entrevistas individuais com os alunos e aplicação de questionários. As observações são registradas em um diário de campo e as entrevistas são gravadas e transcritas. A análise qualitativa é realizada por meio de codificação e categorização dos temas emergentes. Espera-se que os resultados forneçam insights sobre como a Matemática Crítica contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos. Além disso, busca-se identificar desafios e benefícios dessa abordagem educacional e fornecer recomendações para sua implementação efetiva nas práticas pedagógicas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65655 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LARICY EMMANUELLY DA SILVA FERREIRA.pdf | 756,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons