Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65655
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Paulo Roberto Câmara de | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Laricy Emmanuelly da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T15:34:14Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T15:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-18 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Laricy Emmanuelly da Silva. A influência da matemática crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos: um estudo comparativo entre turmas do 6º ano de 2023 e 6º ano de 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65655 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a influência da Matemática Crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos. A Matemática Crítica é uma abordagem educacional que promove a participação ativa dos estudantes, incentivando o pensamento reflexivo e a análise crítica. O objetivo é não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com o objetivo de compreender como a Matemática Crítica afeta o desenvolvimento dos alunos. A amostra é composta por turmas de Ensino Fundamental II de uma escola selecionada, com uma amostra intencionalmente escolhida com base em critérios como o nível de participação nas aulas de matemática. Os dados são coletados por meio de observações em sala de aula, entrevistas individuais com os alunos e aplicação de questionários. As observações são registradas em um diário de campo e as entrevistas são gravadas e transcritas. A análise qualitativa é realizada por meio de codificação e categorização dos temas emergentes. Espera-se que os resultados forneçam insights sobre como a Matemática Crítica contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos. Além disso, busca-se identificar desafios e benefícios dessa abordagem educacional e fornecer recomendações para sua implementação efetiva nas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática Crítica | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Crítico | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Matemático | pt_BR |
dc.subject | Critical Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Critical Thinking | pt_BR |
dc.subject | Mathematical Education | pt_BR |
dc.subject | Active Learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematical Thinking | pt_BR |
dc.title | A influência da matemática crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos: um estudo comparativo entre turmas do 6º ano de 2023 e 6º ano de 2024. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6129866034006182 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1210805311523789 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the influence of Critical Mathematics on the development of students' autonomy and critical thinking. Critical Mathematics is an educational approach that fosters active student participation, encouraging reflective thinking and critical analysis. The goal is not only to understand mathematical concepts but also to develop cognitive and socio-emotional skills. The research methodology is qualitative, aiming to understand how Critical Mathematics impacts student development. The sample comprises classes from a selected school, with an intentionally chosen sample based on criteria such as the level of participation in mathematics classes. Data is collected through classroom observations, individual interviews with students, and the administration of questionnaires. Observations are recorded in a field diary, and interviews are recorded and transcribed. Qualitative analysis is conducted through coding and categorization of emerging themes. The expected results aim to provide insights into how Critical Mathematics contributes to the development of students' autonomy and critical thinking. Additionally, the study seeks to identify challenges and benefits of this educational approach and provide recommendations for its effective implementation in pedagogical practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LARICY EMMANUELLY DA SILVA FERREIRA.pdf | 756,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons