Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65655

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Paulo Roberto Câmara de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Laricy Emmanuelly da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-01T15:34:14Z-
dc.date.available2025-09-01T15:34:14Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationFERREIRA, Laricy Emmanuelly da Silva. A influência da matemática crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos: um estudo comparativo entre turmas do 6º ano de 2023 e 6º ano de 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65655-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a influência da Matemática Crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos. A Matemática Crítica é uma abordagem educacional que promove a participação ativa dos estudantes, incentivando o pensamento reflexivo e a análise crítica. O objetivo é não apenas a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com o objetivo de compreender como a Matemática Crítica afeta o desenvolvimento dos alunos. A amostra é composta por turmas de Ensino Fundamental II de uma escola selecionada, com uma amostra intencionalmente escolhida com base em critérios como o nível de participação nas aulas de matemática. Os dados são coletados por meio de observações em sala de aula, entrevistas individuais com os alunos e aplicação de questionários. As observações são registradas em um diário de campo e as entrevistas são gravadas e transcritas. A análise qualitativa é realizada por meio de codificação e categorização dos temas emergentes. Espera-se que os resultados forneçam insights sobre como a Matemática Crítica contribui para o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos. Além disso, busca-se identificar desafios e benefícios dessa abordagem educacional e fornecer recomendações para sua implementação efetiva nas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática Críticapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPensamento Críticopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectPensamento Matemáticopt_BR
dc.subjectCritical Mathematicspt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectCritical Thinkingpt_BR
dc.subjectMathematical Educationpt_BR
dc.subjectActive Learningpt_BR
dc.subjectMathematical Thinkingpt_BR
dc.titleA influência da matemática crítica no desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos: um estudo comparativo entre turmas do 6º ano de 2023 e 6º ano de 2024.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6129866034006182pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1210805311523789pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the influence of Critical Mathematics on the development of students' autonomy and critical thinking. Critical Mathematics is an educational approach that fosters active student participation, encouraging reflective thinking and critical analysis. The goal is not only to understand mathematical concepts but also to develop cognitive and socio-emotional skills. The research methodology is qualitative, aiming to understand how Critical Mathematics impacts student development. The sample comprises classes from a selected school, with an intentionally chosen sample based on criteria such as the level of participation in mathematics classes. Data is collected through classroom observations, individual interviews with students, and the administration of questionnaires. Observations are recorded in a field diary, and interviews are recorded and transcribed. Qualitative analysis is conducted through coding and categorization of emerging themes. The expected results aim to provide insights into how Critical Mathematics contributes to the development of students' autonomy and critical thinking. Additionally, the study seeks to identify challenges and benefits of this educational approach and provide recommendations for its effective implementation in pedagogical practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LARICY EMMANUELLY DA SILVA FERREIRA.pdf756,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons