Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65620
Compartilhe esta página
Título: | A relação do commuting com o desempenho acadêmico e qualidade de vida: um estudo com discentes de ciências contábeis da UFPE. |
Autor(es): | SANTOS NETO, Júlio Vicente dos |
Palavras-chave: | Commuting; Desempenho acadêmico; Qualidade de vida estudantil; Tempo de conclusão |
Data do documento: | 13-Ago-2025 |
Citação: | SANTOS NETO, Júlio Vicente dos. A relação do commuting com o desempenho acadêmico e qualidade de vida: um estudo com discentes de ciências contábeis da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho busca analisar a relação entre o commuting — tempo de deslocamento diário — e seus impactos na qualidade de vida, no desempenho acadêmico e no tempo estimado de conclusão do curso dos estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa é de natureza quantitativa, com coleta de dados realizada por meio de um questionário estruturado aplicado a estudantes a partir do segundo período. O instrumento aborda aspectos como tempo de deslocamento, indicadores acadêmicos e percepções sobre saúde física e mental. Além disso, busca-se compreender se o commuting, somado à rotina de estágio ou trabalho, contribui para a piora do rendimento dos estudantes. A metodologia proposta visa identificar possíveis relações entre o tempo gasto com deslocamentos e fatores como desempenho acadêmico, reprovações e avanço na graduação, contribuindo para uma melhor compreensão dos desafios enfrentados pelos discentes no contexto universitário. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65620 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Julio Vicente.pdf | 761,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons