Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65619

Compartilhe esta página

Título: A política fiscal do Programa Especial de Recuperação do Setor de Eventos (PERSE): uma análise sobre a efetividade do benefício e a controvérsia da renúncia de receita no Brasil.
Autor(es): SILVA, Lucas Oliveira Santos e
Palavras-chave: PERSE; Política Fiscal; Renúncia de receita; Setor de eventos; Efetividade
Data do documento: 18-Ago-2025
Citação: SILVA, Lucas Oliveira Santos e. A política fiscal do Programa de Recuperação do Setor de Eventos (PERSE): uma análise sobre a efetividade do benefício e a controvérsia da renúncia de receita no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: A pandemia de COVID-19 impôs desafios sem precedentes à economia brasileira, afetando severamente o setor de eventos e turismo. Em resposta, o governo instituiu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), por meio da Lei nº 14.148/2021, concedendo benefícios fiscais como a alíquota zero para IRPJ, CSLL, PIS e COFINS. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a efetividade do PERSE como política pública, investigando a dualidade entre a recuperação econômica do setor beneficiado e a controvérsia gerada por seu elevado custo fiscal e fragilidades de controle. A pesquisa utilizou uma metodologia de natureza aplicada, com procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental e abordagem qualitativa. Os resultados indicam que o programa foi um instrumento crucial para a recuperação do setor, com indicadores de emprego e receita superando os níveis pré-pandemia. Contudo, essa retomada ocorreu a um custo fiscal significativamente superior às projeções iniciais, com falhas de desenho que levaram a uma intensa disputa político-fiscal e à sua reestruturação em 2024. Conclui-se que o PERSE, embora setorialmente efetivo, evidenciou a necessidade de aprimorar os mecanismos de governança, transparência e controle sobre as políticas de renúncia fiscal no Brasil, servindo como um valioso estudo de caso para a gestão pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65619
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Lucas Oliveira Santos e Silva com ficha catalográfica.pdf638,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons