Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65247

Compartilhe esta página

Título: Formação do docente na atuação com bebês na creche: limites e possibilidades
Autor(es): SILVA, Maria Gabriela Souto
Palavras-chave: Formação Docente; Educação Infantil; Professor de Bebês; Primeiríssima Infância; Creche
Data do documento: 11-Abr-2025
Citação: SILVA, Maria Gabriela Souto. Formação do Docente na Atuação com Bebês na Creche: limites e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo investiga os limites e possibilidades da formação docente para a atuação com bebês na creche, considerando os desafios do fazer pedagógico na primeiríssima infância. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com professores de diferentes creches da Rede Municipal do Recife e com diferentes tempos de formação, e observadas cenas do cotidiano de suas turmas de berçário e Grupo I, submetendo os dados coletados à análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a formação inicial parece ser incipiente para constituir um bom docente de bebês, apontando a formação continuada e a formação humana como caminhos possíveis para uma docência sensível, ética e comprometida em educar e cuidar dos bebês.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65247
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GabiSouto_VersaoFinal_assinado.pdf373,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons