Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65096
Comparte esta pagina
Título : | Educação para além da sala de aula: os direitos de aprendizagens no processo de construção e formação da cidadania de crianças da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor : | BOTELHO, Deborah Carolynne |
Palabras clave : | Direitos da aprendizagem; Cidadania; Educação; Direitos |
Fecha de publicación : | 8-oct-2024 |
Citación : | BOTELHO, Deborah C. & VARJAL, Elizabeth. Educação para além da sala de aula: os direitos de aprendizagens no processo de construção e formação da cidadania de crianças da pré escola e dos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O campo educacional sobre a Pedagogia traz uma vasta e multifacetada área de atuação, refletindo, assim, as complexidades dos processos educativos e suas aprendizagens. Esse estudo buscou as práticas pedagógicas e os direitos de aprendizagem que contribuem para os processos de formação e construção da cidadania das crianças da pré-escola e anos iniciais da educação fundamental em espaços formais e não formais. Iniciamos com um histórico sobre o direito à educação, em seguida as legislações e diretrizes da educação como direito no Brasil e a formação da cidadania das crianças como sujeitos de direito, tais como referências, os ordenamentos jurídicos, como BNCC, Constituição Federal e outros, assim como autores, Varjal (2021, 2022), Libâneo (2001), Pereira e Deon (2022), Zabala (2008), Brandão (2007). A pesquisa, com abordagem qualitativa, envolveu observações etnográficas e entrevistas semiestruturadas em locais formais e não formais. Como resultados, mostramos que a formação da cidadania é um processo contínuo, rotineiro e complementar e os direitos da aprendizagem desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento integral dos sujeitos de direito. Concluímos que a cidadania se constrói através das experiências e vivências variadas de contextos e a combinação de espaços educativos formais e não formais fortalece essa formação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65096 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_para_alem_da_sala_de_aula_-_Versao_1_(1).docx_assinado.pdf | 419,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_DEPOSITO_NO_REPOSITORIO_(2)_assinado.pdf | 152,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons