Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65096
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VARJAL, Maria Elizabeth Medicis Pinto | - |
dc.contributor.author | BOTELHO, Deborah Carolynne | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T16:56:42Z | - |
dc.date.available | 2025-08-15T16:56:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-09 | - |
dc.identifier.citation | BOTELHO, Deborah C. & VARJAL, Elizabeth. Educação para além da sala de aula: os direitos de aprendizagens no processo de construção e formação da cidadania de crianças da pré escola e dos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65096 | - |
dc.description.abstract | O campo educacional sobre a Pedagogia traz uma vasta e multifacetada área de atuação, refletindo, assim, as complexidades dos processos educativos e suas aprendizagens. Esse estudo buscou as práticas pedagógicas e os direitos de aprendizagem que contribuem para os processos de formação e construção da cidadania das crianças da pré-escola e anos iniciais da educação fundamental em espaços formais e não formais. Iniciamos com um histórico sobre o direito à educação, em seguida as legislações e diretrizes da educação como direito no Brasil e a formação da cidadania das crianças como sujeitos de direito, tais como referências, os ordenamentos jurídicos, como BNCC, Constituição Federal e outros, assim como autores, Varjal (2021, 2022), Libâneo (2001), Pereira e Deon (2022), Zabala (2008), Brandão (2007). A pesquisa, com abordagem qualitativa, envolveu observações etnográficas e entrevistas semiestruturadas em locais formais e não formais. Como resultados, mostramos que a formação da cidadania é um processo contínuo, rotineiro e complementar e os direitos da aprendizagem desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento integral dos sujeitos de direito. Concluímos que a cidadania se constrói através das experiências e vivências variadas de contextos e a combinação de espaços educativos formais e não formais fortalece essa formação. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Direitos da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos | pt_BR |
dc.title | Educação para além da sala de aula: os direitos de aprendizagens no processo de construção e formação da cidadania de crianças da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6027380994118516 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1763129237127577 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The educational field of Pedagogy encompasses a vast and multifaceted area of practice, thereby reflecting the complexities of educational processes and their corresponding learning. This study investigated pedagogical practices and learning rights that contribute to the formation processes and the construction of citizenship in pre-school and early elementary school children within both formal and non-formal settings. We began with a historical overview of the right to education, followed by a discussion of educational legislation and guidelines regarding education as a right in Brazil, and the formation of children's citizenship as subjects of rights. Referenced legal frameworks included the BNCC (Common National Curriculum Base), the Federal Constitution, and others, as well as authors such as Varjal (2021, 2022), Libâneo (2001), Pereira and Deon (2022), Zabala (2008), and Brandão (2007). The research, employing a qualitative approach, involved ethnographic observations and semi-structured interviews in both formal and non-formal environments. Our results indicate that the formation of citizenship is a continuous, routine, and complementary process, and that learning rights play a fundamental role in the holistic development of these subjects of rights. We conclude that citizenship is built through varied contextual experiences and lived realities, and that the combination of formal and non-formal educational spaces strengthens this formation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_para_alem_da_sala_de_aula_-_Versao_1_(1).docx_assinado.pdf | 419,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TERMO_DE_AUTORIZACAO_PARA_DEPOSITO_NO_REPOSITORIO_(2)_assinado.pdf | 152,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons