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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65047

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Título: PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR: o que dizem as publicações da ABEM e ANPPOM
Autor(es): SILVA, Gabrielle Olimpio Viana da
Palavras-chave: Percepção Musical; Educação Musical; Ensino Superior
Data do documento: 16-Abr-2025
Citação: SILVA, Gabrielle Olimpio Viana da. PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR: o que dizem as publicações da abem e anppom. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a produção de estudos relacionados à percepção musical no ensino superior publicados nos anais de eventos da ABEM e ANPPOM. Para tal, os objetivos específicos foram: i) categorizar a produção de trabalhos publicados sobre a percepção musical no ensino superior; ii) verificar as estratégias metodológicas e os aspectos conceituais sobre percepção musical no ensino superior; iii) apontar, com base no levantamento, as principais tendências teórico-metodológicas acerca da percepção musical no ensino superior. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma revisão de literatura, a partir da qual, foi possível categorizar a produção de trabalhos acadêmicos nos seguintes eixos: i) Trabalhos sobre Percepção Musical e Prática Coral; ii) Trabalhos sobre o Ensino e Aprendizagem de Percepção Musical no Ensino Superior; iii) Propostas Metodológicas para o Ensino de Percepção; iv) Percepção Musical: Discussões Epistemológicas. Os resultados evidenciaram aspectos como: a prática coral como ferramenta pedagógica para o ensino da percepção musical, que pode aprimorar habilidades do processo de aprendizagem (Limeira, 2014; Limeira, 2015; Viana Junior et al., 2014). Os trabalhos apontam os desafios recorrentes no ensino da percepção musical no ensino superior, como as assimetrias de aprendizado entre os alunos (Cunha, 2014), às lacunas na formação e a diversidade de níveis de conhecimento nas turmas, assim como também, discutem alternativas metodológicas, a valorização da música brasileira como estratégia para ensino e aprendizagem da percepção musical, implementação de aparatos tecnológicos e indicação de métodos (Hendges; Otutumi, 2014; Caro, 2021; Cunha, 2014, Severo, 2016, Silva, 2023; Alcantara Neto, 2023; Sobrinho, 2016). E por fim, discussões epistemológicas dos conceitos estruturantes sobre percepção musical (Rodrigues, 2016; Quadros Junior et al. 2023).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65047
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

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