Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65047

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros, Matheus Henrique da Fonsêca-
dc.contributor.authorSILVA, Gabrielle Olimpio Viana da-
dc.date.accessioned2025-08-13T16:52:54Z-
dc.date.available2025-08-13T16:52:54Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-08-12-
dc.identifier.citationSILVA, Gabrielle Olimpio Viana da. PERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR: o que dizem as publicações da abem e anppom. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65047-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a produção de estudos relacionados à percepção musical no ensino superior publicados nos anais de eventos da ABEM e ANPPOM. Para tal, os objetivos específicos foram: i) categorizar a produção de trabalhos publicados sobre a percepção musical no ensino superior; ii) verificar as estratégias metodológicas e os aspectos conceituais sobre percepção musical no ensino superior; iii) apontar, com base no levantamento, as principais tendências teórico-metodológicas acerca da percepção musical no ensino superior. Através de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma revisão de literatura, a partir da qual, foi possível categorizar a produção de trabalhos acadêmicos nos seguintes eixos: i) Trabalhos sobre Percepção Musical e Prática Coral; ii) Trabalhos sobre o Ensino e Aprendizagem de Percepção Musical no Ensino Superior; iii) Propostas Metodológicas para o Ensino de Percepção; iv) Percepção Musical: Discussões Epistemológicas. Os resultados evidenciaram aspectos como: a prática coral como ferramenta pedagógica para o ensino da percepção musical, que pode aprimorar habilidades do processo de aprendizagem (Limeira, 2014; Limeira, 2015; Viana Junior et al., 2014). Os trabalhos apontam os desafios recorrentes no ensino da percepção musical no ensino superior, como as assimetrias de aprendizado entre os alunos (Cunha, 2014), às lacunas na formação e a diversidade de níveis de conhecimento nas turmas, assim como também, discutem alternativas metodológicas, a valorização da música brasileira como estratégia para ensino e aprendizagem da percepção musical, implementação de aparatos tecnológicos e indicação de métodos (Hendges; Otutumi, 2014; Caro, 2021; Cunha, 2014, Severo, 2016, Silva, 2023; Alcantara Neto, 2023; Sobrinho, 2016). E por fim, discussões epistemológicas dos conceitos estruturantes sobre percepção musical (Rodrigues, 2016; Quadros Junior et al. 2023).pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPercepção Musicalpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titlePERCEPÇÃO MUSICAL NO ENSINO SUPERIOR: o que dizem as publicações da ABEM e ANPPOMpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4498991839562731pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1661451730114307pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the body of studies related to musical perception in higher education published in the proceedings of ABEM and ANPPOM events. To this end, the specific objectives were: (i) to categorize the body of published works on musical perception in higher education; (ii) to examine the methodological strategies and conceptual aspects of musical perception in higher education; and (iii) to identify, based on the survey, the main theoretical-methodological trends regarding musical perception in higher education. Through a qualitative approach, a literature review was conducted, enabling the categorization of academic works into the following thematic axes: (i) Studies on Musical Perception and Choral Practice; (ii) Studies on the Teaching and Learning of Musical Perception in Higher Education; (iii) Methodological Proposals for the Teaching of Perception; and (iv) Musical Perception: Epistemological Discussions. The results highlighted aspects such as choral practice as a pedagogical tool for teaching musical perception, which can enhance skills within the learning process (Limeira, 2014; Limeira, 2015; Viana Junior et al., 2014). The works point to recurring challenges in teaching musical perception in higher education, such as learning asymmetries among students (Cunha, 2014), training gaps, and the diversity of knowledge levels in classes. They also discuss methodological alternatives, the valorization of Brazilian music as a strategy for teaching and learning musical perception, the implementation of technological tools, and the indication of specific methods (Hendges; Otutumi, 2014; Caro, 2021; Cunha, 2014; Severo, 2016; Silva, 2023; Alcantara Neto, 2023; Sobrinho, 2016). Finally, epistemological discussions on the structuring concepts of musical perception were identified (Rodrigues, 2016; Quadros Junior et al., 2023).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLE OLIMPIO VIANA DA SILVA - TCC.pdf560,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons