Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64546

Share on

Title: O despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807
Authors: BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo
Keywords: Filosofia política da educação; Educação colonial brasileira; Iluminismo
Issue Date: 2019
Citation: BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. O despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 199-214, jan./abr. 2019.
Abstract: Neste artigo, investiga-se a educação colonial brasileira a partir da Vila do Príncipe na segunda metade do século 18, em especial a dinâmica local em relação ao despotismo esclarecido exercido sobremaneira pelo Marquês de Pombal. Propõe-se uma comparação entre os avanços da cidadania na Europa e os seus desdobramentos em terras mineiras, em especial tendo como balizador a Conjuração Mineira, de 1789. A educação é analisada em meio ao contexto de uma submissão formal e cotidiana da Vila do Príncipe ao projeto modernizador português. Apresenta-se o jeito barroco de ser serrano como pré-político, ainda submetido à metrópole. A partir da história microanalítica e dos conceitos políticos de poder disciplinar e de biopoder de Michel Foucault, traça-se um cenário de como era a dinâmica da educação no Brasil colonial, baseada no ensino espontâneo e na convivência com o sistema do padroado. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica em livros especializados e em arquivos públicos
Description: [Todas as notas de rodapé estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64546
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRISKIEVICZ. O despotismo esclarecido. pp. 199-214.docx.pdf
  Restricted Access
268,19 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons