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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64546

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Título: O despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807
Autor(es): BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo
Palavras-chave: Filosofia política da educação; Educação colonial brasileira; Iluminismo
Data do documento: 2019
Citação: BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. O despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 199-214, jan./abr. 2019.
Abstract: Neste artigo, investiga-se a educação colonial brasileira a partir da Vila do Príncipe na segunda metade do século 18, em especial a dinâmica local em relação ao despotismo esclarecido exercido sobremaneira pelo Marquês de Pombal. Propõe-se uma comparação entre os avanços da cidadania na Europa e os seus desdobramentos em terras mineiras, em especial tendo como balizador a Conjuração Mineira, de 1789. A educação é analisada em meio ao contexto de uma submissão formal e cotidiana da Vila do Príncipe ao projeto modernizador português. Apresenta-se o jeito barroco de ser serrano como pré-político, ainda submetido à metrópole. A partir da história microanalítica e dos conceitos políticos de poder disciplinar e de biopoder de Michel Foucault, traça-se um cenário de como era a dinâmica da educação no Brasil colonial, baseada no ensino espontâneo e na convivência com o sistema do padroado. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica em livros especializados e em arquivos públicos
Descrição: [Todas as notas de rodapé estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64546
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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