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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64454
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Título : | Autopercepção dos estudantes de secretariado executivo acerca do desenvolvimento das soft skills num cenário de mudança organizacional |
Autor : | MAIA, Rebeca Ingrid Ramos da Silva |
Palabras clave : | Competências Comportamentais; Recursos Humanos; Mudança organizacional; Habilidades Sociais |
Fecha de publicación : | 15-abr-2025 |
Citación : | MAIA, Rebeca. Autopercepção dos estudantes de Secretariado Executivo acerca do desenvolvimento das soft skills num cenário de mudança organizacional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O constante desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação e a globalização tem provocado mudanças no mundo do trabalho. Essas transformações causam impactos sem precedentes sobre o comportamento das pessoas. Diante de um cenário complexo de mudanças nas organizações, surge a necessidade de desenvolver novas soft skills. Com base nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a autopercepção dos estudantes de Secretariado Executivo sobre o desenvolvimento das soft skills num cenário de constante mudança organizacional. A metodologia deste estudo caracterizou-se como pesquisa quantitativa descritiva e a tipologia de pesquisa de campo exploratória. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário, com uma amostra de 47 respondentes, sendo 36 estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e 11 da Universidade Federal daParaíba (UFPB). A análise dos dados foi realizada com auxílio de software estatístico Jamovi e elaboração de planilhas no Excel. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi elaborada uma escala de percepção das soft skills, que apontou a ética no nível máximo da escala, ou seja, foi a soft skill mais desenvolvida pelos estudantes das duas IES. Além disso, um percentual acima de 50% dos respondentes, afirmam que sempre buscam ver as mudanças como oportunidades de melhoria contínua. Em seguida, identificou-se que apenas 40% dos alunos conseguiram desenvolver a comunicação assertiva, um dado relevante, visto que, um Secretário Executivo é um gestor de informação dentro da organização. Verificou-se ainda, que nas atividades extracurriculares a soft skill mais desenvolvida foi a de autoconhecimento. Logo, o estudo, mostrou que os futuros Secretários Executivos estão preparados para atuar com ética nas organizações e conseguem se adaptar às mudanças. Em contrapartida, competências comportamentais essenciais no trabalho do Secretário Executivo, tais como de liderança, visão estratégica, orientação para resultados e a comunicação assertiva não foram desenvolvidas por cerca de 70% dos estudantes, este resultado poderá causar um impacto na atuação destes futuros profissionais, principalmente na condução e gestão de equipes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64454 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Secretariado Executivo |
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