Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64241

Share on

Title: Desenvolvimento de estratégias didáticas para a compreensão e aplicação do cálculo diferencial e integral no ensino médio: uma revisão sistemática
Authors: BARBOSA, Marcos Silva
Keywords: aprendizado; integral; derivada
Issue Date: 2-Sep-2024
Citation: BARBOSA, Marcos Silva. Desenvolvimento de estratégias didáticas para a compreensão e aplicação do cálculo diferencial e integral no ensino médio: uma revisão sistemática. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura,, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esse estudo visa analisar a relevância e os benefícios da implementação precoce da matéria de Cálculo no Ensino Médio, também conhecido como “segundo grau”. Durante o período da minha graduação na UFPE, recebi diversos relatos de colegas de turma, além de meu filho e sobrinho, que estão cursando graduações na área de engenharia. Eles relataram que, no início das atividades acadêmicas na área de exatas, enfrentaram muitas dificuldades para compreender a matéria. Eu mesmo, nos períodos considerados “básicos”, tive bastante dificuldade para compreender a matéria, principalmente os conteúdos de integral e derivadas. Portanto, o objetivo desse estudo não é apenas aprimorar a base matemática dos alunos, mas também despertar o interesse e a compreensão da aplicabilidade prática desses conceitos desde as primeiras etapas da educação. É importante enfatizar a importância da Matemática como uma disciplina presente em nossa rotina, eliminando a ideia de dificuldade e desconexão com outras disciplinas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64241
Appears in Collections:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de conclusão TCC2-Marcos Silva Barbosa.pdf6,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons