Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64241

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Gleidson Gomes da-
dc.contributor.authorBARBOSA, Marcos Silva-
dc.date.accessioned2025-07-09T14:03:28Z-
dc.date.available2025-07-09T14:03:28Z-
dc.date.issued2024-09-02-
dc.date.submitted2025-07-08-
dc.identifier.citationBARBOSA, Marcos Silva. Desenvolvimento de estratégias didáticas para a compreensão e aplicação do cálculo diferencial e integral no ensino médio: uma revisão sistemática. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura,, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64241-
dc.description.abstractEsse estudo visa analisar a relevância e os benefícios da implementação precoce da matéria de Cálculo no Ensino Médio, também conhecido como “segundo grau”. Durante o período da minha graduação na UFPE, recebi diversos relatos de colegas de turma, além de meu filho e sobrinho, que estão cursando graduações na área de engenharia. Eles relataram que, no início das atividades acadêmicas na área de exatas, enfrentaram muitas dificuldades para compreender a matéria. Eu mesmo, nos períodos considerados “básicos”, tive bastante dificuldade para compreender a matéria, principalmente os conteúdos de integral e derivadas. Portanto, o objetivo desse estudo não é apenas aprimorar a base matemática dos alunos, mas também despertar o interesse e a compreensão da aplicabilidade prática desses conceitos desde as primeiras etapas da educação. É importante enfatizar a importância da Matemática como uma disciplina presente em nossa rotina, eliminando a ideia de dificuldade e desconexão com outras disciplinas.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectaprendizadopt_BR
dc.subjectintegralpt_BR
dc.subjectderivadapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de estratégias didáticas para a compreensão e aplicação do cálculo diferencial e integral no ensino médio: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1730250938367336pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study is to analyze the relevance and benefits of early implementation of Calculus in high school. During my time as an undergraduate at UFPE, I received several reports from classmates, as well as my son and nephew, who are studying engineering. They reported that, at the beginning of their academic activities in the area of exact sciences, they faced many difficulties in understanding the subject. Myself, in the periods considered "basic", I had a lot of difficulty understanding the subject, especially the integral and derivative content. Therefore, the aim of this study is not only to improve the mathematical basis of the students, but also to arouse interest and understanding of the practical applicability of these concepts from the earliest stages of education. It is important to emphasize the importance of mathematics as a subject that is present in our routine, eliminating the idea that it is difficult and disconnected from other subjects.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Trabalho de conclusão TCC2-Marcos Silva Barbosa.pdf6,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons