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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64030
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Título : | Fatores associados à aderência às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes : uma abordagem sob a perspectiva do modelo social ecológico |
Autor : | ROCHA, Karoline Barreto da Silva |
Palabras clave : | Atividade física; Comportamento sedentário; Sono; Modelo Social Ecológico; Adolescente |
Fecha de publicación : | 13-dic-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ROCHA, Karoline Barreto da Silva. Fatores associados à aderência às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes : uma abordagem sob a perspectiva do modelo social ecológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A importância da prática regular de atividade física, da redução do comportamento sedentário e da manutenção da qualidade de sono, está amplamente enfatizada na literatura. Evidências mostram que estes comportamentos estão associados a desfechos positivos de saúde física, mental e social de adolescentes. Entretanto, os níveis de aderência aos referidos comportamentos, permanecem insuficientes, refletindo negativamente em diferentes aspectos da saúde dos indivíduos. Nesse contexto, destaca-se a necessidade da realização de estudos que analisem uma perspectiva multifatorial da aderência dos comportamentos de movimento, visando a proposição de intervenções mais eficazes. O presente estudo tem como objetivo, analisar se há associação entre os grupos de fatores do Modelo Social Ecológico e o cumprimento das recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, de base escolar, realizado em 2023 na Região Metropolitana do Recife, com adolescentes (14-17 anos), de ambos os sexos, regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. A amostra foi selecionada por conglomerados em dois estágios: no primeiro, as escolas foram selecionadas e no segundo, foram selecionadas as turmas. Utilizou-se o questionário “Global School-based Student Health Survey” como instrumento de coleta de dados. As variáveis independentes referente ao Modelo Social Ecológico englobaram os fatores intrapessoais (sexo, faixa etária, cor da pele e auto avaliação da qualidade do sono), interpessoais (escolaridade materna, participação nas aulas de educação física e quantidade de amigos próximos), organizacionais (avaliação da equipe pedagógica e oferta de aulas de educação física), comunitários (local de residência e deslocamento ativo para a escola) e de políticas públicas (turno de ensino). As variáveis dependentes foram as recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono. A amostra final foi composta por 576 adolescentes, dos quais 1,8% atenderam a todas as três recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono. O atendimento às recomendações combinadas de atividade física e comportamento sedentário foram associadas a gostar de praticar atividade física (OR = 13,29; IC 95%: 1,77-99,78). Além disso, ter boa qualidade de sono (OR = 2,71; IC 95%: 1,15-6,36) apresentou maior probabilidade de atender às recomendações combinadas de comportamento sedentário e sono. O cumprimento das recomendações combinadas de atividade física e sono foi associado a ser do sexo masculino (OR = 2,30; IC 95%: 1,15-4,60), ter boa qualidade de sono (OR = 3,55; IC 95%: 1,53-8,21) e a realizar deslocamento ativo para a escola (OR = 2,30; IC 95%: 1,17-4,52). Adicionalmente, o atendimento a duas das três recomendações esteve associado a gostar de praticar atividade física (OR = 3,49; IC 95%:1,61-7,59). Conclui-se que as variáveis do grupo de fatores intrapessoais (sexo masculino, gostar de atividade física e autoavaliação positiva da qualidade do sono), além dos fatores comunitários (deslocamento ativo para a escola), apresentaram associação com o cumprimento das recomendações entre adolescentes. As implicações reforçam a necessidade de abordagens integradas que considerem tanto os fatores individuais quanto os contextuais no desenho de políticas públicas e programas voltados à promoção da saúde. Esses fatores podem ser alvos estratégicos para intervenções de saúde pública, visando promover comportamentos saudáveis em adolescentes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64030 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
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