Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64030

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.contributor.authorROCHA, Karoline Barreto da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-01T18:22:16Z-
dc.date.available2025-07-01T18:22:16Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationROCHA, Karoline Barreto da Silva. Fatores associados à aderência às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes : uma abordagem sob a perspectiva do modelo social ecológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64030-
dc.description.abstractA importância da prática regular de atividade física, da redução do comportamento sedentário e da manutenção da qualidade de sono, está amplamente enfatizada na literatura. Evidências mostram que estes comportamentos estão associados a desfechos positivos de saúde física, mental e social de adolescentes. Entretanto, os níveis de aderência aos referidos comportamentos, permanecem insuficientes, refletindo negativamente em diferentes aspectos da saúde dos indivíduos. Nesse contexto, destaca-se a necessidade da realização de estudos que analisem uma perspectiva multifatorial da aderência dos comportamentos de movimento, visando a proposição de intervenções mais eficazes. O presente estudo tem como objetivo, analisar se há associação entre os grupos de fatores do Modelo Social Ecológico e o cumprimento das recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, de base escolar, realizado em 2023 na Região Metropolitana do Recife, com adolescentes (14-17 anos), de ambos os sexos, regularmente matriculados no ensino médio da rede pública de ensino. A amostra foi selecionada por conglomerados em dois estágios: no primeiro, as escolas foram selecionadas e no segundo, foram selecionadas as turmas. Utilizou-se o questionário “Global School-based Student Health Survey” como instrumento de coleta de dados. As variáveis independentes referente ao Modelo Social Ecológico englobaram os fatores intrapessoais (sexo, faixa etária, cor da pele e auto avaliação da qualidade do sono), interpessoais (escolaridade materna, participação nas aulas de educação física e quantidade de amigos próximos), organizacionais (avaliação da equipe pedagógica e oferta de aulas de educação física), comunitários (local de residência e deslocamento ativo para a escola) e de políticas públicas (turno de ensino). As variáveis dependentes foram as recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono. A amostra final foi composta por 576 adolescentes, dos quais 1,8% atenderam a todas as três recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono. O atendimento às recomendações combinadas de atividade física e comportamento sedentário foram associadas a gostar de praticar atividade física (OR = 13,29; IC 95%: 1,77-99,78). Além disso, ter boa qualidade de sono (OR = 2,71; IC 95%: 1,15-6,36) apresentou maior probabilidade de atender às recomendações combinadas de comportamento sedentário e sono. O cumprimento das recomendações combinadas de atividade física e sono foi associado a ser do sexo masculino (OR = 2,30; IC 95%: 1,15-4,60), ter boa qualidade de sono (OR = 3,55; IC 95%: 1,53-8,21) e a realizar deslocamento ativo para a escola (OR = 2,30; IC 95%: 1,17-4,52). Adicionalmente, o atendimento a duas das três recomendações esteve associado a gostar de praticar atividade física (OR = 3,49; IC 95%:1,61-7,59). Conclui-se que as variáveis do grupo de fatores intrapessoais (sexo masculino, gostar de atividade física e autoavaliação positiva da qualidade do sono), além dos fatores comunitários (deslocamento ativo para a escola), apresentaram associação com o cumprimento das recomendações entre adolescentes. As implicações reforçam a necessidade de abordagens integradas que considerem tanto os fatores individuais quanto os contextuais no desenho de políticas públicas e programas voltados à promoção da saúde. Esses fatores podem ser alvos estratégicos para intervenções de saúde pública, visando promover comportamentos saudáveis em adolescentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectComportamento sedentáriopt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectModelo Social Ecológicopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleFatores associados à aderência às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono em adolescentes : uma abordagem sob a perspectiva do modelo social ecológicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3628669124706543pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5673831264022461pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe importance of regular physical activity, reducing sedentary behavior, and maintaining sleep quality is widely emphasized in the literature. Evidence shows that these behaviors are associated with positive physical, mental, and social health outcomes for adolescents. However, adherence to these behaviors remains insufficient, negatively impacting various aspects of individual health. In this context, there is a need for studies that analyze a multifactorial perspective on adherence to movement behaviors, aiming to propose more effective interventions. This study aims to analyze whether there is an association between the factors of the Social Ecological Model and adherence to physical activity, sedentary behavior, and sleep recommendations among adolescents. This is a cross-sectional epidemiological study, school-based, conducted in 2023 in the Metropolitan Region of Recife, with adolescents (14-17 years), of both sexes, regularly enrolled in public high schools in the state of Pernambuco. The sample was selected through two-stage cluster sampling: in the first stage, schools were selected, and in the second stage, classes were selected. The "Global School-based Student Health Survey" questionnaire was used as the data collection instrument. Independent variables according to the Social Ecological Model included intrapersonal factors (sex, age, skin color, and self-rated sleep quality), interpersonal factors (maternal education, participation in physical education classes, and number of close friends), organizational factors (evaluation of the pedagogical team and availability of physical education classes), community factors (residence location and active transportation to school), and public policy factors (school shift). The dependent variables were the recommendations for physical activity, sedentary behavior, and sleep. The final sample consisted of 576 adolescents, of whom 1,8% met all three recommendations for physical activity, sedentary behavior, and sleep. Adherence to the combined recommendations of physical activity and sedentary behavior was associated with liking physical activity (OR = 13,29; IC 95%: 1,77-99,78). Additionally, good sleep quality (OR = 2,71; IC 95%: 1,15-6,36) was associated with a higher likelihood of meeting the combined recommendations for sedentary behavior and sleep. Meeting the combined recommendations for physical activity and sleep was associated with being male (OR = 2,30; IC 95%: 1,15-4,60), having good sleep quality (OR = 3,55; IC 95%: 1,53-8,21), and engaging in active transport to school (OR = 2,30; IC 95%: 1,17-4,52). Additionally, meeting two of the three recommendations was associated with liking physical activity (OR = 3,49; IC 95%:1,61-7,59). In conclusion, variables from the intrapersonal factors group (male sex, liking physical activity, and positive self-evaluation of sleep quality), along with community factors (active transport to school), were associated with adherence to the recommendations among adolescents. The implications reinforce the need for integrated approaches that consider both individual and contextual factors in the design of public policies and health promotion programs. These factors can serve as strategic targets for public health interventions aiming to promote healthy behaviors in adolescents.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Karoline Barreto da Silva Rocha.pdf4,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons