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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63956

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Título: Nas (entre)linhas : efeitos de sentidos para a democracia nos discursos sobre o Ensino Superior brasileiro (2019 - 2022)
Autor(es): SILVA, Camila de Mendonça Ribeiro
Palavras-chave: Democracia; Educação; Educação superior; Análise do discurso
Data do documento: 30-Out-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Camila de Mendonça Ribeiro. Nas (entre)linhas : efeitos de sentidos para a democracia nos discursos sobre o Ensino Superior brasileiro (2019 - 2022). 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A subversão mais eficaz sobre o sentido de algo é aquela que acontece sob o pretexto de sua própria proteção. No Brasil dos últimos anos muito se tem ouvido falar em nome da defesa de uma democracia, mas pouco sobre os modos de dizê-la. A presente pesquisa se propõe a investigar os efeitos de sentido para a democracia nos dizeres, ações e não ações voltadas ao Ensino Superior no governo Bolsonaro (2019 – 2022), conforme os fundamentos teóricos políticos sobre democracia, as memórias sobre a educação brasileira e o corpus de análise (medidas legais, discursos de ex- ministros da educação e PL no 3.076/2020 - Future-se) selecionado para esse estudo. Neste sentido, procuramos nos apoiar em pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (AD) materialista, no conceito de Democracia Social Real, na Teoria do Estado Democrático de Direito, em fontes bibliográficas, legislativas, documentais e jornalísticas, e em técnicas de cunho histórico e dedutivo. Com esse aparato, os efeitos de sentido para a democracia se revelaram na oposição à pluralidade de vozes dissidentes, no plano político de governo que previa a elitização do ensino; a mercantilização da educação e a perspectiva reducionista da função universitária; e nos modos de dizer democracia que aparentavam ser democráticos, mas carregavam uma violência discursiva que reproduzia o velho em detrimento do novo. Contudo, não há dominação sem resistência. Mesmo a ideologia do ódio concede espaços para ruptura e deslocamento. Assim, é no espiral de vazios deixados pelos processos de significação que nos abrimos a oportunidade de confrontar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63956
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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