Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63956

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOELHO, Bernadete Perez-
dc.contributor.authorSILVA, Camila de Mendonça Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-06-26T17:04:52Z-
dc.date.available2025-06-26T17:04:52Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Camila de Mendonça Ribeiro. Nas (entre)linhas : efeitos de sentidos para a democracia nos discursos sobre o Ensino Superior brasileiro (2019 - 2022). 2024. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63956-
dc.description.abstractA subversão mais eficaz sobre o sentido de algo é aquela que acontece sob o pretexto de sua própria proteção. No Brasil dos últimos anos muito se tem ouvido falar em nome da defesa de uma democracia, mas pouco sobre os modos de dizê-la. A presente pesquisa se propõe a investigar os efeitos de sentido para a democracia nos dizeres, ações e não ações voltadas ao Ensino Superior no governo Bolsonaro (2019 – 2022), conforme os fundamentos teóricos políticos sobre democracia, as memórias sobre a educação brasileira e o corpus de análise (medidas legais, discursos de ex- ministros da educação e PL no 3.076/2020 - Future-se) selecionado para esse estudo. Neste sentido, procuramos nos apoiar em pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso (AD) materialista, no conceito de Democracia Social Real, na Teoria do Estado Democrático de Direito, em fontes bibliográficas, legislativas, documentais e jornalísticas, e em técnicas de cunho histórico e dedutivo. Com esse aparato, os efeitos de sentido para a democracia se revelaram na oposição à pluralidade de vozes dissidentes, no plano político de governo que previa a elitização do ensino; a mercantilização da educação e a perspectiva reducionista da função universitária; e nos modos de dizer democracia que aparentavam ser democráticos, mas carregavam uma violência discursiva que reproduzia o velho em detrimento do novo. Contudo, não há dominação sem resistência. Mesmo a ideologia do ódio concede espaços para ruptura e deslocamento. Assim, é no espiral de vazios deixados pelos processos de significação que nos abrimos a oportunidade de confrontar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleNas (entre)linhas : efeitos de sentidos para a democracia nos discursos sobre o Ensino Superior brasileiro (2019 - 2022)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOTTILI, Fabiele Stockmans de Nardi-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2871274294764526pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5514227643358319pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe most effective subversion of the meaning of something is that which takes place under the pretext of protecting it. In Brazil in recent years, much has been said in the name of defending democracy, but little about the ways of saying it. This research aims to investigate the effects of meaning for democracy in the sayings, actions and non- actions aimed at Higher Education in the Bolsonaro government (2019 - 2022), according to the political theoretical foundations on democracy, the memories about Brazilian education and the corpus of analysis (legal measures, speeches by former ministers of education and PL no 3.076/2020 - Future-se) selected for this study. In this sense, we sought to draw on the theoretical and methodological assumptions of materialist Discourse Analysis (DA), the concept of Real Social Democracy, the Theory of the Democratic Rule of Law, bibliographical, legislative, documentary and journalistic sources, and historical and deductive techniques. With this apparatus, the effects of meaning for democracy were revealed in the opposition to the plurality of dissenting voices, in the government's political plan that foresaw the elitization of education; the commercialization of education and the reductionist perspective of the university function; and in the ways of saying democracy that appeared to be democratic, but carried a discursive violence that reproduced the old to the detriment of the new. However, there is no domination without resistance. Even the ideology of hatred provides spaces for rupture and displacement. Thus, it is in the spiral of voids left by the processes of signification that we open up the opportunity to confront.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5498953650037116pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Camila de Mendonça Ribeiro Silva.pdf846,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons