Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63898

Compartilhe esta página

Título: Ensino de cálculo na licenciatura em matemática: possíveis origens das dificuldades e análise do tema do ENADE
Autor(es): SANTOS, Pedro José dos
Palavras-chave: Cálculo; Licenciatura em Matemática; ENADE; Ensino e Aprendizagem; Formação de Docente
Data do documento: 25-Mar-2025
Citação: SANTOS, Pedro José dos. Ensino do cálculo na licenciatura em matemática: possíveis origens das dificuldades e análise do tema do ENADE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho analisa aspectos do ensino e da aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral nos cursos de Licenciatura em Matemática, com base em pesquisas anteriores e nas edições de 2014, 2017 e 2021 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O objetivo é identificar os elementos que compõem esse campo de conhecimento no contexto da avaliação externa e evidenciar como esses conteúdos têm sido abordados, a partir das questões específicas e dos relatórios de desempenho. A literatura aponta lacunas na formação básica como um dos fatores que dificultam a aprendizagem do Cálculo, mas destaca-se também a responsabilidade das instituições de ensino superior em promover a superação dessas deficiências durante a formação inicial. Ao analisar os dados do ENADE, observa-se um desempenho significativamente baixo dos estudantes nas questões relacionadas ao Cálculo, especialmente em itens que exigem domínio conceitual e capacidade de interpretação. A partir dessa constatação, o estudo propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados na formação de professores de Matemática e a necessidade de estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos licenciandos. Não se busca estabelecer relações causais diretas entre o ensino e o desempenho no ENADE, mas compreender de que modo esse campo tem sido mobilizado nas avaliações externas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63898
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro José dos Santos.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons