Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63898
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, André Luiz Meireles | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Pedro José dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T15:47:19Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T15:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Pedro José dos. Ensino do cálculo na licenciatura em matemática: possíveis origens das dificuldades e análise do tema do ENADE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63898 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa aspectos do ensino e da aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral nos cursos de Licenciatura em Matemática, com base em pesquisas anteriores e nas edições de 2014, 2017 e 2021 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O objetivo é identificar os elementos que compõem esse campo de conhecimento no contexto da avaliação externa e evidenciar como esses conteúdos têm sido abordados, a partir das questões específicas e dos relatórios de desempenho. A literatura aponta lacunas na formação básica como um dos fatores que dificultam a aprendizagem do Cálculo, mas destaca-se também a responsabilidade das instituições de ensino superior em promover a superação dessas deficiências durante a formação inicial. Ao analisar os dados do ENADE, observa-se um desempenho significativamente baixo dos estudantes nas questões relacionadas ao Cálculo, especialmente em itens que exigem domínio conceitual e capacidade de interpretação. A partir dessa constatação, o estudo propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados na formação de professores de Matemática e a necessidade de estratégias pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos licenciandos. Não se busca estabelecer relações causais diretas entre o ensino e o desempenho no ENADE, mas compreender de que modo esse campo tem sido mobilizado nas avaliações externas. | pt_BR |
dc.format.extent | 92p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cálculo | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de Docente | pt_BR |
dc.title | Ensino de cálculo na licenciatura em matemática: possíveis origens das dificuldades e análise do tema do ENADE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2226847996356434 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791924A8&tokenCaptchar=03AFcWeA5dhg3xM0yCImiSIGyroeh9CTtdkrYxkVUA0uc-x1KQ2LlS02Fgel_PQPfuYRtag98B_OxJSG2iaD4_GzLIraye4K7qUnyILNt6xO6QoM4OfPYlwONxh21TS5n0ZZjXYv6h740q0EszRDXkO81tI_eTTFln7rrS96DvDU11Nd4RGTLuQDkkNarNIhayoHt2yO1ZvUT5Ncpf-idXsyc16LbmcAo0pUBbslR9NObnOELxlV7VrgnGM7fBFN3OBd-7HI9l74P3Fba3Hco-HbPGkOUeqFL51ECeI-Oj7sW67KIxYdf2B-8N9WYzfZo9pDTPTV8IgNxZxLg6ZqEFFn4RyXQMOPq2vH9nNdWgrjolMnrVdRqz_7swPH163N9Sw9bpYiIv0rzRAYxoejOD5UvXE7pCZL1q1vEDEizyqfGgLikdxXjM1HuIZLP9CQlzVSKSsid-GgRgM8hvs7Mb8Uh0ojsIw-xMb04TMsMCvTnkOooQxVBVo3FbNNtKQaywNUbK_UsuPi4T-5jO7ftyNjqkeuWdZr46uDX0O1DD7j_8y1FnN6A-ClpdE36jBzloFPYqfizUQhuxRX8HXPwPbEcJnXlQcY7kI7-vZF4_b3rBWaPUJLB9XAx-0Q3cDnZecvXbfQUddzQFGiJqZNLp1568oKX8_MaUfDgWL5P_uuuijzbJreuSLAVMN-rLtGxGVmyma97H__dbsbOm2Rm15fmo_xvMKKVej03W2P-gKqpdix2brLGtbNICC8v1zVhASD642YA81K4KiV7S0on13ivOZRaFyrctvfXDqU7lNE3cKKH5zxKtWaSP90226dDbg42bJ8ATJ_N1d2IyqOvgnv2HTsPpna16tOTFRPy8-lLJn3JW8lwGHC4r7VhVwz7cSYGjA-Pg1fNg2hWnlGOH6L3iQKdDCN4iZ2_V1b1x9OmxD6BNSk4zSeo | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper analyzes aspects of the teaching and learning of Differential and Integral Calculus in undergraduate Mathematics teacher education programs, based on previous research and on the 2014, 2017, and 2021 editions of the National Student Performance Exam (ENADE). The objective is to identify the components of this field of knowledge within the context of external evaluation and to highlight how these contents have been addressed, based on the specific questions and performance reports. The literature points to gaps in basic education as one of the factors that hinder the learning of Calculus, but also emphasizes the responsibility of higher education institutions to overcome these deficiencies during initial teacher education. Analysis of ENADE data shows significantly low student performance on Calculus-related questions, especially those requiring conceptual understanding and interpretive skills. Based on this finding, the study proposes a reflection on the challenges faced in the education of future Mathematics teachers and the need for pedagogical strategies that foster critical thinking and student autonomy. This study does not seek to establish direct causal relationships between teaching and performance in ENADE, but rather to understand how this field has been mobilized in external assessments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro José dos Santos.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons